PGJ fecha o ano com 30 obras em andamento
sexta-feira, 10 de novembro de 2006, 00h00
Até agora, 25 obras, incluindo sedes próprias do Ministério Público na capital e no interior já foram inauguradas e o procurador geral de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado espera entregar aos cidadãos ainda este ano outros prédios dotados de toda infra-estrutura para melhor receber a sociedade.
Entre os municípios já contemplados com as novas instalações físicas do Ministério Público do Estado estão: (em convênio com as prefeituras) Juara, Juína,Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Poconé, Colíder, Alto Araguaia, Pedra Preta, Campo Verde, (ampliação) Rondonópolis e Pontes e Lacerda. E Colniza em convênio com o governo de Estado.
Com recursos próprios da PGJ: construção: Chapada dos Guimarães, CAOP - Centro de Apoio Operacional, Núcleo de Geoprocessamento: ampliação - Sorriso, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Alta Floresta e Promotorias de Cuiabá (projeto em desenvolvimento), Almoxarifado; adequação do Gaeco, arquivo, entre outros.
No último dia 20, foi a vez de Juína inaugurar o edifício-sede das Promotorias de Justiça em parceria com a Prefeitura. Para o coordenador das promotorias, Marcelo dos Santos Alves Correa, foi um momento de grande alegria receber o prédio novo, com três gabinetes para promotores mais adequado a atender os cidadãos daquela comarca.
Destacou o trabalho dos colegas pioneiros; promotores de Justiça, José de Medeiros, o primeiro designado a atuar em Juína e a primeira titular Valéria Perassoli Bertholdi, entre tantos outros que já contribuíram com o desenvolvimento do município. Lamentou a ausência do companheiro Paulo Prado que acompanhava a mãe que estava hospitalizada.
Marcelo disse que a nova sede aumenta ainda mais a responsabilidade e o compromisso com a fiscalização da lei e distribuição da Justiça. 'Teremos melhores condições de receber, atuar e defender com mais eficiência os direitos e garantias individuais e os interesses sociais de relevância.
O representante da OAB em Juína, Osvaldo Lopes de Souza, também saudou o Ministério Público pela conquista, reiterando que se alguma injustiça ocorre na vida do cidadão ele pode procurar as promotorias para buscar seus direitos, pois esta é a marca da instituição defender a sociedade.
Há 26 anos projetando Juína, o prefeito Hilton Campos destacou que na área onde foi construída a sede das promotorias no passado ele idealizou a Praça dos Três Poderes. O prefeito disse que hoje o município dispõe de três varas e vai trabalhar para instalação de mais uma, o que certamente significará também crescimento do Ministéio Público na comarca.
Representando Paulo Prado, o procurador de Justiça, Edmilson Pereira homenageou os pioneiros e disse que agora a população conta com mais acesso, pois trabalhando em um prédio próprio facilita esse contato. Oportuniza à população maior visibilidade do trabalho dos promotores. Ele reiterou que até o final do ano, a instituição fará todos os esforços para levar mais melhorias, com participação de prefeituras, e governo do Estado objetivando criar uma estrutura capaz de melhorar o trabalho dos membros e facilitar o acesso do cidadão que busca Justiça.
Lembrou do tempo que as promotorias se resumiam às pastas dos promotores. 'Hoje, temos auxiliares, técnicos, analistas entre outros profissionais', reconhece Edmilson reforçando que a preocupação do Ministério Púbico é prestar um serviço de qualidade. 'Essa casa só existe em função da sociedade', concluiu.
Clique na foto
Assessoria de Imprensa do MPE
Cecília Gonçalves
(65) 36513 5146///9983 5935