Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Demissão em massa de pediatras prejudica atendimento na saúde

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007, 00h00

Três pediatras já pediram demissão do Pronto-Socorro de Cuiabá. Com isso, os plantões de quarta-feira à noite e sábado durante o dia, ao invés de quatro profissionais, têm apenas um. A situação foi relatada pela gerente de pediatria do PSMC, Célia Regina de Faria, ao promotor José Antônio Borges, que fez ontem uma notificação recomendatória ao prefeito Wilson Santos e ao secretário municipal de Saúde, Olete Ventura.

A notificação é para que sejam adotadas medidas urgentes para sanar a falta de pediatras e aponta que o não atendimento poderá acarretar medidas judiciais e responsabilidade civil, penal e de improbidade administrativa.

A gerente de pediatria afirma que trata-se de um "momento crítico" e que o movimento, pelas demissões, está se tornando grande. "Este documento é uma forma de salvaguardar, para não acharem que não estamos querendo trabalhar. Não é possível um pediatra apenas no plantão. Há um limite humano para atender", ressalta Célia Regina.

Os profissionais que pediram demissão e os que ameaçam com a mesma atitude alegam atraso nos pagamentos das verbas adicionais, más condições de trabalho, entre outras. O documento encaminhado para o MP foi também para a diretoria clínica e superintendência do pronto-socorro, para a Secretaria de Saúde e para o Conselho Regional de Medicina. O secretário Olete Ventura não foi localizado ontem pela reportagem para comentar o assunto. (AF)

Fonte - Jornal A Gazeta  

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo