Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Seminário discutirá barreiras arquitetônicas

sexta-feira, 09 de março de 2007, 00h00

Evento será realizado nos próximos dias 22 e 23 de março, às 19 horas, na Amec, em Várzea Grande.

Quem por algum motivo precisa andar de cadeira de rodas ou utiliza qualquer outro aparelho para ajudar na locomoção sabe o quanto é complexo o ato de ir e vir em ruas e calçadas com buracos, falta de rampas, desrespeitos a filas e estacionamentos.

Como o acesso pleno é uma questão recente, que raramente é posta na agenda das autoridades públicas e da sociedade (eventualmente alguma novela ou programa televisivo aborda o tema), a sua adoção depende de mudanças culturais. É papel do MP, em conjunto com organizações de defesa de direitos, atuar de maneira vigilante para que tais ordenamentos sejam implementados e conhecidos pela população.

Nesse sentido, Uma das primeiras ações foi o agendamento de uma reunião com a participação do CREA, da Associação dos Engenheiros de Várzea Grande, da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência e de representantes da Prefeitura, onde, dentre vários itens, e optaram pela realização de um seminário de sensibilização reunindo engenheiros, arquitetos e técnicos em edificações de Várzea Grande.

Em razão disso, num dos procedimentos instaurados pelo MP em Várzea Grande a respeito desta questão, optou-se por focar a necessidade de sensibilização de alguns técnicos (como engenheiros e arquitetos) da necessidade de os projetos arquitetônicos cumprirem a legislação de acessibilidade, através de cursos promovidos pelas associações que representam esta categoria.

Além disso, neste procedimento o MP está exigindo que a Prefeitura de Várzea Grande implemente um setor de acessibilidade para análise dos projetos e da concessão dos "habite-se", bem como, com o apoio do poder público e dos comerciantes, está sendo mapeada uma área no centro de cidade para o rebaixamento de calçadas e adequação dos equipamentos urbanos, também como forma de sensibilizar a população local acerca dos benefícios do cumprimento desta legislação.

Assessoria de Imprensa

Cecília Gonçalves

(65) 3613 5146 ////9983 5935

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo