Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPE consegue liminar para o atendimento de crianças na rede particular

sábado, 10 de março de 2007, 00h00

A juíza Cleuci Terezinha Chagas, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, concedeu há pouco uma liminar determinando que os hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e os particulares atendam crianças da rede pública sem que elas tenham de ser encaminhadas pelo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Elaborado pelo Ministério Público Estadual, o pedido visa garantir atendimento de qualidade, com medicação, às crianças.

No entendimento do promotor José Antonio Borges, a decisão do diretor-superintendente de Gestão Euclides Santos em proibir a prescrição da aplicação de antibióticos a pacientes que não estejam internados é preocupante, uma vez que a secretaria de Saúde pode “camuflar o atendimento de má qualidade” a fim de não pagar os encargos aos hospitais notificados.

“Quem garante que as crianças serão bem atendidas?”, indagou Borges, em entrevista coletiva nesta sexta, antes da liminar. O promotor informou ainda que o HPSM possui 1.200 funcionários para o atendimento de 24 horas. “É uma verdadeira cidade, mas não tem medicamentos e não funciona como deveria. Falta gerenciamento. A saúde sempre foi precária, mas nunca esteve assim”.

Fonte - Site Olhar Direto - CP e APB

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo