Seminário aborda facilitação do acesso aos portadores de deficiência
sexta-feira, 23 de março de 2007, 00h00
Redação 24HorasNews
A partir de abril os estabelecimentos públicos e privados terão que estar adaptados às exigências da lei que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Pensando nisso a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Várzea Grande (AEVAG), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), a Prefeitura de Várzea Grande, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Associação de Deficientes Físicos de Mato Grosso estão trabalhando desde junho do ano passado para fazer com que essa lei saia do papel.
Como ação efetiva os parceiros realizam nos dias 22 e 23 de março, o 1º Seminário Técnico da AEVAG com o tema "Acessibilidade - Redução das barreiras arquitetônicas". O evento é aberto ao público e a profissionais da área. Para fazer a inscrição basta levar 1kg de alimento não perecível. O seminário ocorrerá das 19h às 22h nos dois dias, no auditório da AMEC-Unic, Campus de Várzea Grande.
Os principais enfoques do seminário serão a facilitação do acesso aos portadores de necessidades especiais e às pessoas da terceira idade; a legislação aplicável, bem como as Normas Técnicas para aplicação; o mercado de trabalho que se abre para os profissionais; os projetos do Governo Federal para o tema além da visão do Poder Judiciário, em busca do cumprimento da Legislação.
O evento nacional tem a finalidade de analisar os obstáculos e avanços da legislação que entra em vigor no início de abril, além de ampliar a capacidade de participação em torno da dignidade, dos direitos e da igualdade de oportunidades levando a todos um novo paradigma de respeito às diferenças.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 23/03 (Sexta-feira)
19h - Palestra: O que o Brasil espera dos seus técnicos: o conhecimento, a causa e o efeito.
Palestrante: Engenheiro Civil Aroldo Abussafi Figueiró, Vice-presidente do CREA-MS.
20h30 - Intervalo
20h45 - Espaço aberto para perguntas objetivando debate ao palestrante.
22h - Encerramento