Campanha pela erradicação do trabalho escravo ganha reforço
sábado, 07 de junho de 2008, 00h00
Dando fim ao calendário semestral de lançamentos da campanha pela erradicação do trabalho escravo em Mato Grosso o procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, e o procurador do Trabalho, Rafael de Araújo Gomes, estiveram na cidade de São Félix do Araguaia,(1200km da capital).
No município o evento contou com a participação do Bispo Dom Pedro Casaldáliga que há quarenta anos mora na região e é sensível à causa.
A prelazia foi palco de uma verdadeira união de povos, até mesmo lideranças indígenas deixaram suas aldeias para apoiar o movimento que pede o fim do regime escravocrata principalmente na região norte do estado.
A campanha, que teve início em abril deste ano e já percorreu sete cidades-pólo de Mato Grosso, agora contará com uma nova ferramenta de atuação, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas, ainda este mês será lançado um concurso nacional que irá premiar as melhores matérias em site, TV, rádio e jornal impresso. O objetivo é que os veículos de comunicação colaborem para denúncia de casos onde seres humanos ainda vivam em condições análogas a de escravo na região.
A previsão é que a partir de agosto outras cidades recebam a visita de representantes dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho que não estão medindo esforços para disseminar a idéia de valorização e respeito pelos trabalhadores, principalmente os da área rural.
'Por onde passei plantei a cerca farpada, plantei a queimada. Por onde passei plantei a morte matada. Por onde passei matei a tribo calada, a roça suada, a terra esperada... tendo tudo em lei, eu plantei o nada'. (Confissão do Latifúndio - Versos Adversos - Antologia) - Pedro Casaldáliga -
Imprensa@mp.mt.gov.br
65 3613 5146// 8435 5910