Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Campanha da Acessibilidade trata de qualificação e mercado de trabalho em Nobres

sexta-feira, 18 de julho de 2008, 00h00

A inserção no mercado de trabalho e a qualificação profissional das pessoas com deficiência foram os principais temas abordados, nesta quinta-feira,17, em audiência pública realizada pela Promotoria de Justiça da comarca de Nobres (146 quilômetros de Cuiabá). No auditório do Rotary Club cerca de 150 pessoas se reuniram para discutir fatores importantes para melhorar a acessiblibade no Município.

O promotor de Justiça, Leandro Volochko, aproveitou a oportunidade para assinar um Termo de Cooperação com o Grupo Votorantim. No documento a garantia de que a empresa irá reservar o percentual legal de vagas de emprego às pessoas com deficiência. Segundo Volochko, o Ministério Público irá procurar todas as empresas da região que tenham no quadro mais de 100 funcionários. 'É preciso que todos se conscientizem e cumpram o que diz a legislação,' observou.

De acordo com o promotor, o empresariado tem recebido bem as propostas do Ministério Público referentes ao tema, tanto é que, empresários que possuem no quadro menos de 100 funcionários também estão sensibilizados com a causa e independentemente de obrigação legal querem colaborar, para isso o próximo passo é a implementação de cursos de capacitação e a posterior contratação desse pessoal. 'Conviver com a diferença é o maior exemplo de igualdade', disse Leandro.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, que esteve presente na audiência, ressaltou que o desenvolvimento do País não será completo se não incluir a atenção à pessoa com deficiência. 'Não basta dar cadeira de rodas. É preciso estudar formas de inclusão no mercado de trabalho, pois sem isso não adianta pensar em crescimento', afirmou Prado. Ele aproveitou a reunião para sugerir à população que aproveite o período eleitoral e faça uma carta aberta aos candidatos, perguntas como o que eles pensam sobre saúde, segurança pública, educação e principalmente sobre acessibilidade devem ser feitas.

A audiência foi mais uma etapa do programa que vem sendo desenvolvido na cidade desde novembro de 2007 quando o Ministério Público lançou a campanha 'Acessibilidade a Vida Sem Obstáculos'. Desde então, Nobres passou por um verdadeiro processo de mudança arquitetônica, ruas, calçadas e portas de lojas foram adaptadas para permitir o acesso de cadeirantes e outras pessoas que tenham dificuldade de locomoção. Essas adequações foram viabilizadas pela assinatura de dois Termos de Ajustamento de Conduta, o primeiro com a Associação Comercial e Empresarial de Nobres (ACENOB) e o outro com a Prefeitura Municipal.

Hoje moradores como Djalma Afonso da Silva de 40 anos, cadeirante desde os 16, podem se locomover livremente sem depender da ajuda de terceiros. 'Com o Ministério Público tive garantido meu direito de ir e vir, hoje me sinto respeitado como cidadão', afirmou.

Estiveram presentes; o procurador de Justiça junto ao Tribunal de Contas de Mato Grosso,Mauro Delfino César, as magistradas Glenda Moreira Borges e Joanice Oliveira Gonçalves, o delegado da polícia civil de Nobres Wagner Bassi Júnior, representantes do comércio e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nobres.

Para finalizar a noite o promotor Leandro Volochko deixou uma mensagem feita especialmente para ocasião;

"O MEU ACESSO"

Antes de tudo,sim, antes de qualquer coisa

acessar a cidade dentro de mim...

romper os meus obstáculos ocultos, camuflados e disfarçados.

Antes de tudo,

acessar a minha coragem

coragem de perder o medo

medo de me revelar imperfeito.

Preciso construir rampas dentro de mim que me conduzam à paz interior

E, então, somente então

Acessar meus sonhos e

Sonhar que tudo é possível!

E ai voar com asas de liberdade nesta cidade dentro e fora de mim!

imprensa@mp.mt.gov.br

(65) 3613 5146 // 8435 5910

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo