Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

FESMP inaugura novo prédio e homenageia pioneiros

sábado, 23 de agosto de 2008, 00h00

A casa está nova, reformada e ampliada com bom gosto. Antes da obra possuía 671,98 metros quadrados com a ampliação de mais de 210,63 m² , hoje soma 882,61m². O novo formato contorna o alicerce forte estruturado pelos pioneiros lembrados e homenageados na história que fica para sempre.

Na entrada, um bom observador pode perceber a estrutura de aço das placas remetendo à época de um dos primeiros atos: a doação da área em 1970 por indicação do vereador e hoje procurador de Justiça aposentado Evaldo de Barros. A história prossegue pelos esforços da procuradora de Justiça aposentada
Lília Alves Ferreira, ex-presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) gestão 1991-93. Ela é concludente do Curso de Especialização Sistema de Garantias dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes - Uma visão multidisciplinar. 'Eu quero continuar nesse curso porque me sinto mais jovem', disse numa felicidade ímpar, enfatizando o fato de a Fundação Escola Superior do Ministério Público abrir oportunidades também para profissionais de áreas como pedagogia, serviço social, engenharia, psicologia, entre outras.

Para o ex-diretor José Antônio Borges Pereira (gestão 2004-2007), é um sonho que prosperou. Ele lembrou que assumiu numa fase difícil de transição, mas arregaçou as mangas e deu um retorno positivo para a sociedade. Trabalho que hoje resulta em cinco curso de excelência. Gestão Pública, Gestão Ambiental, Difusos e Coletivos, Processo Civil, Direito Constitucional e Sistema de Garantias dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes - Uma visão multidisciplinar, em fase de trabalho de término de curso. “A escola hoje tem um papel social dentro da academia mato-grossense. Eu acho que esse é o caminho dela esse papel social de trazer conhecimento para todos”, concluiu José Antônio.


Na ocasião do descerramento das placas, o atual diretor da escola, procurador de Justiça João Batista de Almeida fez questão de lembrar também de outros membros do Ministério Público que contribuíram desde a criação da instituição: Massoud Soubhia, Luiz Vidal da Fonseca, Herman Dutra Pimenta, Ulysses Ribeiro (gestão 1993-95, Luiz Alberto Esteves Scaloppe (gestão 2000-2003). Durante a cerimônia foi reinaugurada a biblioteca “Promotor de Justiça Valério Drago”, já falecido e a galeria dos ex-diretores da escola. E avisou que mais inovações vêm por aí.



Scaloppe recordou que quando ali aportou era apenas um casarão, na primeira associação, e hoje com muito sacrifício pôde ver que houve uma continuidade. ”Todos colaboraram”, reconhece. Também homenageados; Herman Pimenta e Massud Soubhia ficaram muito emocionados de ver que a semente cresceu.”Germinou e hoje é esta floresta de conhecimento, uma potência do saber”.


O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, lembrou como tudo começou. “Uma pequena sala, algo embrionário e hoje essa estrutura, com excelentes cursos. Mais de 80% dos colegas têm cursos de especialização, outros fazendo mestrado, doutorado. Os servidores também estão se especializando, parabenizando o diretor João Batista, pela escola que está de portas abertas para juízes, promotores, advogados e profissionais de outras áreas pelos cursos multidisciplinares.


A cerimônia contou ainda com as presenças da professora doutora e mestre Martha de Toledo Machado (PUC-SP) e promotora de Justiça (MPE-SP); doutora em Direito Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira (PUC-SP) e professora da Universidade Estadual de Londrina (PR); do diretor da FESMPE-MA Marco Antônio Anchieta Guerreiro; membros do Ministério Público local, juristas entre outras autoridades.

Saiba mais sobre a FESMP

imprensa@mp.mt.gov.br

(65) 3613 5146 /// 8435 5910
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo