Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PGJ implanta projeto Bíblia manuscrita

quinta-feira, 04 de setembro de 2008, 00h00

'A Bíblia escrita pelas nossas mãos'.

O projeto é nacional e tem tem como objetivo principal incluir a Bíblia Sagrada na agenda cultural da Sociedade Brasileira, de forma a sensibilizar a população e a mídia, além de permitir que a mensagem bíblica alcance os 184 milhões de brasileiros.

Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até nossos dias graças à atuação de pessoas muito especiais: os copistas. Através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa por Johannes Gutenberg.

A iniciativa prevê a instalação de um scriptorium (era um local dos mosteiros destinado aos monges copistas que na época medieval escreviam os manuscritos) em várias cidades do país e está inserida nas celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante 2008. A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro.

A cerimônia foi realizada pelo pastor Edvaldo José Gonzaga de Melo na tarde desta quarta-feira 3 de setembro, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, onde o procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, copiou o capítulo 1º do livro de Romanos. Os dois versículos seguintes foram copiados pelo corregedor geral do Ministério Público Edmilson da Costa Pereira e pela procuradora de Justiça Naume Denise Nunes Rocha Müller.

Instalado o scriptorium na PGJ, voluntários auxiliam os copistas a transcrever o conteúdo da Bíblia na seqüência correta. Cada participante poderá copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.

imprensa@mp.mt.gov.br

(65) 3613 5146 /// 8435 5910

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo