MP entrega mais de 1 tonelada de papel usado à cooperativa de catadores para reciclagem
segunda-feira, 13 de outubro de 2008, 00h00
Após o lançamento da Campanha de Gestão Ambiental no Ministério Público em 05/06/2008, Dia Mundial do Meio Ambiente, foram distribuídas caixas para coleta de papel inutilizável aos departamentos e gabinetes dos prédios das Promotorias e da Procuradoria orientando os servidores e membros para que separassem aqueles papéis do lixo comum, a fim de iniciar um trabalho de conscientização para futuramente desenvolver um programa de coleta seletiva na instituição.
A ação surtiu efeito, pois o papel coletado pelos servidores encheu um caminhão, totalizando 648 kg de papel branco e 497 kg de papel colorido, entregues gratuitamente, em 08/10/2008, à cooperativa de catadores COOPERCICLE, aliando a conscientização ambiental à ação social, pois os catadores cooperados são de baixo poder aquisitivo e, muitas vezes, fazem do lixo a sobrevivência.
A COOPERCICLE é uma cooperativa que conta com 78 agentes ambientais que trabalham na coleta, triagem e prensamento do lixo que depois é vendido à indústria para reciclagem. Trata-se de um projeto bastante louvável na tentativa de melhorar o nível de vida de uma categoria esquecida e pouco valorizada (os catadores).