Atuação do Ministério Público de Mato Grosso é mostrada em livro comemorativo dos 20 anos da Constituição
quarta-feira, 26 de novembro de 2008, 00h00
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, representado pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, e pelo promotor da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges Pereira, participou no início desta semana em São Paulo do lançamento da campanha de comunicação 'Constituição do Brasil, 20 anos. Ministério Público ao seu lado fazendo da Constituição um instrumento de cidadania'.
O evento, que ocorreu durante sessão solene na Assembléia Legislativa no plenário Juscelino Kubitschek, contou com a presença de várias autoridades, entre elas o promotor de Justiça e presidente do Ministério Público Democrático, Roberto Livianu, o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, o presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Hubert Alquéres, na ocasião representando o governador do estado, José Serra, o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, e Carlos Araújo, do Departamento Jurídico da Globo. A mesa foi presidida pelo deputado Fernando Capez, do PSDB.
Para marcar os 20 anos da Constituição do Brasil e o trabalho do Ministério Público na defesa e promoção da Cidadania no país, foi editado um livro com o registro de 20 Casos Emblemáticos desta atuação. Entre mais de 90 casos enviados por jornalistas que representam os Ministérios Públicos de todo Brasil, Mato Grosso ficou entre selecionados, com a matéria 'Segunda Abolição, campanha ajuda na localização e libertação de trabalhadores escravos em Mato Grosso.'
De acordo com o presidente do MPD e coordenador da obra, Roberto Livianu, 'o livro simboliza o esforço de promotores de Justiça de diversas regiões e homenageia a nossa Constituição, sem a qual todo este trabalho não poderia ter sido construído' enfatizou.
Livianu, em seu discurso, explicou o motivo da campanha: "Nesses 20 anos, o Ministério Público saiu do plano do abstrato e ganhou ações concretas. Por isso, o MPD decidiu pesquisar os 20 casos de atuação, para que cada vez mais brasileiros possam perceber a abrangência da atuação do MP".
De acordo com o vice-presidente do Ministério Público Democrático, José Antônio Borges, o fato de uma ação desenvolvida no estado de Mato Grosso ter sido classificada para compor a obra demonstra a atuação responsável de membros e servidores na busca da redução das desigualdades e no atendimento voltado ao cidadão.
Para o procurador-geral de Justiça,Paulo Prado, a campanha está sendo desenvolvida em um momento importante, 'ainda hoje, significativas parcelas do povo brasileiro ainda desconhecem a amplitude dos papéis do Ministério Público. Temos a missão de informar as pessoas sobre seus direitos, acabar com a atuação burocrática e agir em prol do coletivo.' afirmou Prado.
Além do livro, que ganhará uma nova edição e será distribuído para escolas e bibliotecas públicas em todo país, peças desenvolvidas sobre os temas escolhidos serão expostas em cinemas, metrôs e em propagandas a serem veiculadas pela Rede Globo de Televisão.
(65) 3613 1632