Gaeco prende seis vereadores por corrupção
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008, 00h00
Nesta segunda-feira (15/12), o Gaeco realizou a prisão em flagrante de seis vereadores de Nova Bandeirantes (1.025 quilômetros de Cuiabá), município que integra a Comarca de Nova Monte Verde(967 quilômetros da Capital). A promotora da Comarca, Fernanda Pawelec Vieira informou que desde o dia 22 de outubro o prefeito, Valdir Mendes Barranco, vinha sendo pressionado pelos vereadores para pagar o valor de R$ 50 mil para aprovarem as contas municipais.
Foram realizadas duas 'reuniões' no gabinete do prefeito, uma em outubro e outra em novembro, sendo que ambas fora gravadas com aparelho de MP3 pelo prefeito. Nas duas ocasiões os vereadores negociavam, inclusive, forma de pagamento, e chegaram prometer a aprovação não só das contas de 2007, mas também das relativas ao ano de 2008, tudo incluído no preço.Após fornecer o material de áudio ao Ministério Público em Nova Monte Verde, na sexta feira, (12/12), o prefeito colaborou com a equipe do Gaeco coordenada pelo promotor Célio Wilson de Oliveira que foi a Nova Bandeirantes dar apoio ao trabalho.
A equipe do Gaeco dirigiu-se à Nova Bandeirantes ainda no domingo, lá chegando por volta da meia-noite. Às 16 horas, desta segunda-feira (15), os vereadores, após receberem os valores, o dividiram ainda dentro do gabinete do prefeito, relatando que parte deste seria entregue para um terceiro que não se encontrava no local. Os vereadores presos são os seguintes: Adenilson Otênio, Sandro Roberto da Silva, Darci Antônio Vicentin, João Batista da Silva e Jeremias Menezes Baiocho, este último, atual presidente da Câmara de Vereadores. Eles receberam voz de prisão dos policiais do Gaeco quando saíam da Prefeitura.
(65) 3613 5146/// 8435 5910