PGJ homenageia procuradora Sílvia Guimarães
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009, 00h00
O procurador geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizaram nesta quarta-feira, 28 de janeiro, uma especial homenagem a procuradora de Justiça Silvia Guimarães, que por força de aposentaria compulsória deixa a instituição, no próximo dia 31.
Silvia não se conteve de tanta emoção nem poderia, afinal são 29 anos de convivência. Ela relembrou tantas histórias, dificuldades que enfrentou no interior, num tempo em que promotor de Justiça não contava com praticamente nada para trabalhar. Nas comarcas não havia água nem luz, um total isolamento. 'Era somente força e determinação', conta, emocionada, relatando que sempre dormia no fórum, por não haver hotel ou uma melhor acomodação, sem falar no perigo das estradas para viajar altas horas, após as audiências. 'Sem dúvida, era preferível dormir numa sala do fórum', lembra.
Natural de Fernandópolis (SP), chegou em 1979. Daí em diante trabalhou em Barra do Bugres, Jaciara, Dom Aquino, Rosário Oeste, Diamantino, Arenápolis, Nortelândia, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá. Na Capital, ela atuou na 1ª Vara Criminal do Júri, 3ª Vara Criminal e Vara de Execuções Penais. Em 1993 foi promovida a procuradora de Justiça.
Mas ao contrário de muita gente que quer se encostar como aposentado, ela reage buscando alternativa para continuar na ativa. 'Vou advogar', decide, criticando não somente a aposentadoria compulsória aos 70 anos, mas também o fato de ter que aguardar três anos para poder advogar. 'Vou acionar a Justiça contra essa decisão que é abusiva e ilegal' disse.
Prado fez entrega de uma placa agradecendo seu amor e dedicação ao MP. Flores e muitos abraços de membros e servidores continuam chegando para Silvia Guimarães. Felicidades!
(65) 363 5146 // 8435 5910