MPE denuncia vereador por corrupção eleitoral em Juína
quinta-feira, 05 de março de 2009, 00h00
O Ministério Público Eleitoral, por meio da promotora da 35ª Zona Eleitoral, Fabiana da Costa Silva, denunciou em 26 de fevereiro, por crime de corrupção eleitoral, previsto no art. 299 do Código Eleitoral, o candidato eleito a vereador em Juína, Zulmar Curzel, conhecido como vereador Carequinha.
A denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral foi o desfecho de uma investigação bem sucedida com o apoio da equipe do Gaeco - Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, o qual por meio de interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça, colheu elementos para comprovar a captação ilícita de sufrágio promovida pelo candidato.
Consta na denúncia oferecida pela promotora que, a fim de reeleger-se, o candidato estabeleceu verdadeiro comércio de compra de votos na cidade, sendo que para tanto, utilizava-se de promessas consistentes no pagamento de quantias variáveis entre R$ 50 e R$ 100 reais, bem como na distribuição gratuita de gasolina para cada um de seus propensos eleitores.
A denúncia foi oferecida e recebida perante o Juízo da 35ª Zona Eleitoral. Ressalta, ainda, o MPE que, foi deferido pedido de remessa de cópia do inquérito e da denúncia para a Câmara local, onde serão adotadas as providências necessárias contra o vereador.
(65) 3613 5146 /// 8435 5910