Lançada obra que conta trajetória histórica do Ministério Público
segunda-feira, 09 de março de 2009, 00h00
Também na noite de sexta-feira, 6 de março, na Fecomércio, o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado fez o lançamento da obra intitulada: "Ministério Público do Estado de Mato Grosso, trajetória histórica". Trabalho desenvolvido durante quase dois anos, pela historiadora Elizabeth Madureira, autora da obra, visando rememorar a relevância do papel desempenhado pela Instituição Ministério Público ao longo de sua atuação positiva na vida do cidadão mato-grossense.
O presidente da Comissão Memória do MP-MT, procurador Mauro Delfino César apresentou a obra que tem 492 páginas de relatos dos fatos mais remotos aos dias atuais. Ele agradece ao procurador-geral Paulo Prado pela confiança depositada nele para presidir os trabalhos da comissão, parabenizando pela inédita iniciativa de resgatar para a população mato-grossense, a memória da atuação da Instituição.
O livro conduz o leitor por uma viagem que tem origem no Egito de 4.000 anos a.C., na Roma antiga e na Grécia, na Idade Média, onde se tem notícia de organismos com características similares as que hoje se conhece como sendo do Ministério Público; avança apresentando a evolução desde sua chegada no Brasil – com o encontro da primeira referência ao Promotor de Justiça nos escritos da então colônia brasileira dos idos de 1609 – até as disposições insertas na Constituição Cidadão de 1988, para finalmente atingir seu ponto alto e final no resgate da memória do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
(65) 3613 5146 /// 8435 5910