Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPE promove mobilizações em 80 municípios do Estado nesta segunda-feira (18/05)

sexta-feira, 15 de maio de 2009, 00h00

Oitenta municípios de Mato Grosso serão contemplados com ações promovidas por membros do Ministério Público Estadual nesta segunda-feira (18/05), no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. As programações incluem a realização de audiências públicas, passeatas, visitas a creches, escolas e reuniões com autoridades que lidam com a causa da infância.

Em Cuiabá, a audiência pública acontecerá às 14h no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O evento contará com a participação das Promotorias de Justiça de Cuiabá e Várzea Grande. “Além de participarmos da audiência que será realizada na Procuradoria Geral de Justiça, nós também estamos desenvolvendo em Várzea Grande algumas atividades que buscam a conscientização da população. O trabalho está sendo realizado em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal”, informou o promotor de Justiça Marcelo Malvezzi.

Em Chapada dos Guimarães, a Promotoria de Justiça do município optou por realizar uma audiência pública no município de Planalto da Serra. Segundo o promotor de Justiça Jaime Romaquelli a escolha foi motivada pelo elevado número de casos de abuso contra crianças e adolescentes na região.  “A mobilização será em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar de Planalto da Serra, com a participação da população e entidades como associações, igrejas e ongs”, informou. 

No município de Cláudia, o promotor de Justiça Henrique de Carvalho Pugliesi pretende promover várias palestras em escolas para orientar alunos, pais e professores sobre como se proceder no caso de violência e abuso sexual contra menores. “Nós já nos reunimos com representantes do Conselho Tutelar, conselhos municipais, vereadores e secretários municipais para buscarmos o engajamento de todos nesta mobilização”, afirmou o promotor de Justiça.

Em São José do Rio Claro, o promotor de Justiça César Danilo Ribeiro Novaes também via realizar palestras para educadores , pais, alunos, comerciantes, conselhos municipais, entre outros segmentos. “Desde o dia 28/04, em consonância com um pacto de ordem que firmamos no município, temos realizado reuniões e palestras com todos os segmentos da sociedade, ocasião em que abordamos, por várias horas, temas voltados à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, no que diz respeito, inclusive, à exploração sexual infanto-juvenil”, destacou.

Na região do Vale do Araguaia, no município de Nova Xavantina, o promotor de Justiça Nilton César Padovan coordenará uma audiência pública no Fórum da Comarca, às 19h. Ele também realizará audiências em Novo São Joaquim e Campinápolis. “Além do debate sobre o tema, aproveitaremos a realização das audiências para divulgar o disque denúncia nacional e o disque cidadania do MP/MT, canais de comunicação com as autoridades competentes que podem ser utilizados pela sociedade para realização de denúncias”, adiantou o promotor de Justiça.

Em Brasnorte, a promotora de Justiça Fabíola Fuzinatto Valandro também está preparando um audiência pública que irá acontecer às 13h30, no auditório da Promotoria de Justiça. Em Nova Canaã e em Itaúba a promotora de Justiça Élide Manzini Campos fará exposições e palestras sobre o tema. Em Itiquira, o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca da  Costa realizará uma audiência pública, na terça-feira (19/05), às 19h30, na Câmara Municipal.

Os promotores de Justiça que atuam em Alta Floresta, Henrique Schineider Neto e Marcelo Caetano Vacchiano, vão promover, em parceria com o município, uma capacitação para membros do Conselho Tutelar, agentes do Creas, professores, diretores de escolas, entre outros profissionais. O curso será ministrado também em Paranaíta por uma policial Militar do Rio Grande do Sul que possui vasta experiência na área.

Além dos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude já mencionados, também aderiam à mobilização: José Antônio Borges  Pereira, Maria Coeli Pessoa de Lima, Carlos Zarour, Claire Vogel Dutra, Luciano Martins da Silva, Antônio Moreia da Silva, Solange Linhares Barbosa, Valnice Silva dos Santos, Rogério Bravin de Souza, Luiz Augusto Ferres Schimith, Mauro Poderoso, Carla Marques Salati, Thiago Angelin, Maísa Fidelis Gonçalves, José Mariano Almeida Neto, Márcio Florestan, Regilaine Crepaldi, Nathalia Magnani, Clarissa Cubis de Lima, Milton Mattos da Silveira Netto, Deosdete Cruz Júnior, Cássia Vicente Miranda Hondo, Taiana Castrillon Dionello, João Batista de Oliveira, Marcelo dos Santos Alves Corrêa, Patrícia Eleutério Campos, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, Enaile Laura Nunes da Silva, Fernanda Pawelec Vieira, Renne do Ó Souza, Carlos Richter, Adriano Roberto Alves, Tiago de Souza Afonso da Silva,  Rinaldo Ribeiro Almeida Segundo, Alessandra Gonçalves da Silva Godoi, Jorge Paulo Damante Pereira, Daniela Berigo Buttner, Ana Medeiros, Janine Barros Lopes, Milton Merquíades, Carlos Eduardo Paccianoto, Leandro Volochko, Kledson Dionysio de Oliveira, Vivien Tomaz Ility, Marise Rabaioli Souza, Marcos Brant Gambier Costa, Marco Aurélio de Castro, Vinícius Ghayva Martins, Leonardo Moraes Gonçalves, Hellen Ulian Kuriki, Douglas Lingiardi Strachicini, Augusto Lopes dos Santos.


Confira a programação completa:

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo