MP quer assegurar o cumprimento da Legislação Ambiental na execução do projeto de revitalização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
quarta-feira, 20 de maio de 2009, 00h00
Para assegurar que os investimentos anunciados pelo Governo do Estado em obras de infraestrutura para o turismo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães sejam realizados de acordo com a Legislação Ambiental, evitando danos ao meio ambiente, o Ministério Público estadual promove nesta quinta-feira (21/05), às 18h, em Chapada dos Guimarães, uma reunião com o secretário de Estado de Turismo, Yuri Bastos Jorge; Prefeitura Municipal e representantes do segmento do turismo. O encontro acontecerá na sala de reuniões da Promotoria de Justiça.
Segundo o promotor de Justiça que atua no município, Jaime Romaquelli, a reunião entre as autoridades que estão envolvidas com a questão busca evitar problemas futuros. O MP pretende obter, além de detalhes referente ao projeto, informações sobre as providências que o Estado pretende adotar para assegurar que a revitalização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães obedeça as exigências previstas na Legislação Ambiental.
O representante do Ministério Público acrescenta também que existem na cidade locais, como o mirante, que não foram contemplados e podem ser aproveitados no projeto de revitalização. “No nosso entendimento, podem estar sendo deixados de lado pontos de muito maior importância para tais investimentos, que trariam benefícios diretos à população da cidade e da região”, afirmou o promotor de Justiça.
INVESTIMENTOS: De acordo com informações veiculadas pela Secretaria de Estado de Comunicação, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e seu entorno receberão mais de R$ 15 milhões em obras de infraestrutura para o turismo. A revitalização será viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Chico Mendes (ICMBio, ligado ao IBAMA).
Serão feitas intervenções no Véu de Noiva, Circuito das Águas (cachoeiras), Mata Fria, Casa de Pedra, Cidade de Pedra, Paredão do Eco, Rios Claro, Paciência e Cristal, Salgadeira, Portão do Inferno e Mirante Geodésico.