Reunião no MP discute uso de agrotóxicos em Mato Grosso
quarta-feira, 10 de junho de 2009, 00h00
Para discutir as restrições ao uso de agrotóxicos em determinadas regiões do Estado, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, promoveu nesta quarta-feira (10.06), uma reunião de trabalho com promotores, pesquisadores, técnicos e especialistas do setor. O evento aconteceu na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
Segundo o procurador de Justiça e titular da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, no próximo dia 26 o Estado encerrará, em Cuiabá, a série de audiências públicas realizadas nos municípios sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso.
A partir daí, os novos embates acontecerão na Assembleia Legislativa. O Ministério Público está acompanhando as discussões sobre o assunto e espera contribuir com os debates que serão promovidos no Parlamento Estadual.
Na reunião realizada nesta quarta-feira, foi discutida a inserção de diretrizes de proibição do uso de defensivos agrícolas no entorno de unidades de conservação, terras indígenas e áreas urbanas, apresentadas no projeto de lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT). A coordenadora técnica do ZSEE-MT da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Tereza Neide Nunes, fez uma apresentação do zoneamento aos participantes.
O professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Wanderlei Antonio Pignati, falou sobre os impactos relacionados ao uso de agrotóxicos. A reunião contou também com a participação de representantes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT).