Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Nova diretoria da Confraria do Júri toma posse

sexta-feira, 19 de junho de 2009, 00h00

Promover ações que visam a  capacitação permanente dos promotores que atuam no Tribunal do Júri. Esta é a meta principal da nova diretoria da  “Confraria do Júri”, associação formada por  integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que tomou posse nesta sexta-feira (19/06), durante solenidade realizada na Procuradoria Geral de Justiça.

O novo presidente, promotor de Justiça Antônio Sérgio Cordeiro de Piedade, afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior. Além de estimular o debate permanente sobre a instituição do Júri, por meio do site da Confraria, a nova diretoria também pretende editar novos cadernos do júri e promover eventos institucionais.

“Até o final do ano, pretendemos realizar um evento para discutirmos  a reforma do Código de Processo Penal. Acreditamos que a capacitação permanente, a troca de ideias e a produção científica acerca da instituição do Júri contribuirão para o surgimento de teses em favor da sociedade para o combate à violência e as mazelas sociais”, ressaltou o novo presidente.

Para o promotor de Justiça Samuel Frungilo, novo tesoureiro da associação, o tribunal do Júri é um instrumento de legitimidade do Ministério Público frente à população.
Além de contribuir para uma maior aproximação entre o promotor de Justiça e a sociedade, o instituto do júri também proporciona ao membro do Ministério Público a sensação real de estar fazendo algo a favor da sociedade.

Ao fazer a transmissão de cargo, o ex-presidente da Confraria, procurador de Justiça João Batista de Almeida, agradeceu o apoio recebido durante a sua gestão da Procuradoria Geral de Justiça, Associação Mato-grossense do Ministério Público e Fundação Escola Superior do MP. Segundo ele, as parcerias firmadas foram fundamentais para a realização de ações como o 3º Encontro dos Promotores do Júri no ano passado e duas edições do caderno do júri.

“A Confraria do Júri ainda tem um número reduzido de colegas. Este é o momento de chamarmos os novos promotores de Justiça que ingressaram na instituição para integrarem esta  associação. Precisamos manter acesa a chama que foi lançada pelos colegas que propuseram a criação desta Confraria”, destacou o procurador de Justiça.

O procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, também presente na solenidade de posse, destacou a importância da Confraria e se colocou à disposição, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), para a realização de novas parcerias que atendam o interesse de todos.

A nova diretoria é composta ainda pelos promotores de Justiça César Danilo Ribeiro Novais (vice-presidente) e Allan Sidney do Ó Souza (secretário).  A Confraria do Júri, CNPJ 08.197.484/0001-12, foi criada em julho de 2006 por promotores e procuradores de Mato Grosso que defendem a importância deste mecanismo de julgamento.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo