Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MP e Prefeitura de Cotriguaçu lançam programa de incentivo à leitura

quinta-feira, 25 de junho de 2009, 00h00

“Porta de Entrada para a Cidadania”. Esse é  o nome do programa de incentivo à leitura lançado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cotriguaçu, distante 950 Km de Cuiabá, nesta quinta-feira (25/06). A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Promotoria de Justiça e a Prefeitura Municipal.

O acordo, que surgiu com o propósito de fazer com que o  município implementasse uma política pública de incentivo à leitura, acabou alcançando proporções maiores. É que, além de exigir da administração municipal o cumprimento de suas obrigações, a Promotoria de Justiça do município também está contribuindo para a viabilização e divulgação do  programa.

Desde o final do ano passado, o promotor de Justiça que atua em Cotriguaçu, Márcio Florestan Berestinas, vem apresentando, como proposta de transação penal em crimes de menor potencial ofensivo, a entrega de livros de autores renomados da Literatura Brasileira à Secretaria Municipal de Educação. Até o momento, já foram adquiridos 400 exemplares.

Hoje, durante o lançamento do “Porta de Entrada para a Cidadania”, o representante do Ministério Público falou sobre a importância da iniciativa. “A leitura desperta a criança a descortinar novas situações, novas realidades e experiências, de modo a formar o pensamento crítico, que potencializa os fatores formadores da cidadania, despertando a constituição de  valores e  a formulação de juízos em relação à realidade que os cerca. Esperamos que a Educação colha o êxito desse trabalho, numa relação em que sejam beneficiados alunos, professores e a própria comunidade, destacou o promotor de Justiça.

 Ele explica que o programa de incentivo à leitura contemplará estudantes da 1ª série do primeiro grau até o 3º ano do segundo grau. Para garantir o envolvimento dos alunos, será realizado um concurso para premiar os 15 melhores  trabalhos realizados em sala de aula sobre as  obras literárias disponibilizadas aos alunos.

A previsão é de que os trabalhos vencedores sejam conhecidos em outubro, quando serão entregues ao primeiro colocado um computador e, aos demais, bicicletas. Já existe um comprometimento formal da Prefeitura com o Ministério Público em promover a ampliação do programa com previsão orçamentária de recursos para a aquisição  de mais livros.

O lançamento do “Porta de Entrada para a Cidadania” aconteceu no pavilhão da igreja  Nossa Senhora Aparecida. Os estudantes assistiram a uma apresentação teatral, realizada por quatro crianças, a respeito da importância da leitura, utilizando um texto do escritor Monteiro Lobato.



Galeria de Imagens


Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!
Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!Clique para Ampliar!
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo