MP e Prefeitura de Cotriguaçu lançam programa de incentivo à leitura
quinta-feira, 25 de junho de 2009, 00h00
“Porta de Entrada para a Cidadania”. Esse é o nome do programa de incentivo à leitura lançado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cotriguaçu, distante 950 Km de Cuiabá, nesta quinta-feira (25/06). A iniciativa foi viabilizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Promotoria de Justiça e a Prefeitura Municipal.
O acordo, que surgiu com o propósito de fazer com que o município implementasse uma política pública de incentivo à leitura, acabou alcançando proporções maiores. É que, além de exigir da administração municipal o cumprimento de suas obrigações, a Promotoria de Justiça do município também está contribuindo para a viabilização e divulgação do programa.
Desde o final do ano passado, o promotor de Justiça que atua em Cotriguaçu, Márcio Florestan Berestinas, vem apresentando, como proposta de transação penal em crimes de menor potencial ofensivo, a entrega de livros de autores renomados da Literatura Brasileira à Secretaria Municipal de Educação. Até o momento, já foram adquiridos 400 exemplares.
Hoje, durante o lançamento do “Porta de Entrada para a Cidadania”, o representante do Ministério Público falou sobre a importância da iniciativa. “A leitura desperta a criança a descortinar novas situações, novas realidades e experiências, de modo a formar o pensamento crítico, que potencializa os fatores formadores da cidadania, despertando a constituição de valores e a formulação de juízos em relação à realidade que os cerca. Esperamos que a Educação colha o êxito desse trabalho, numa relação em que sejam beneficiados alunos, professores e a própria comunidade, destacou o promotor de Justiça.
Ele explica que o programa de incentivo à leitura contemplará estudantes da 1ª série do primeiro grau até o 3º ano do segundo grau. Para garantir o envolvimento dos alunos, será realizado um concurso para premiar os 15 melhores trabalhos realizados em sala de aula sobre as obras literárias disponibilizadas aos alunos.
A previsão é de que os trabalhos vencedores sejam conhecidos em outubro, quando serão entregues ao primeiro colocado um computador e, aos demais, bicicletas. Já existe um comprometimento formal da Prefeitura com o Ministério Público em promover a ampliação do programa com previsão orçamentária de recursos para a aquisição de mais livros.
O lançamento do “Porta de Entrada para a Cidadania” aconteceu no pavilhão da igreja Nossa Senhora Aparecida. Os estudantes assistiram a uma apresentação teatral, realizada por quatro crianças, a respeito da importância da leitura, utilizando um texto do escritor Monteiro Lobato.
Galeria de Imagens









