Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Água Boa: MP promove audiência pública para discutir poluição sonora

segunda-feira, 14 de setembro de 2009, 00h00

Após receber várias reclamações relacionadas à poluição sonora, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Água Boa, decidiu promover uma audiência pública para discutir o tema com a população e os órgãos competentes. O evento ocorrerá hoje (14.09), às 20h, na Câmara de Vereadores do município.

“Constatamos que ocorrem muitas festas sem o devido isolamento acústico, além de bares e carros que utilizam som alto. É necessário que todos os direitos sejam  respeitados e, para isso, vamos cobrar as responsabilidades dos atores sociais envolvidos”, explicou o promotor de Justiça Leandro Volochko.

A poluição sonora ocorre quando em um determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas. Esses ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo e podem provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que um som deve ficar em até 50 decibéis (unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos iniciam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros porém, levam anos para serem notados.

“A audiência pública é uma oportunidade para que a população exponha suas indagações e inquietudes sobre o tema. A conscientização do problema, aliada a outras medidas de prevenção, será uma valiosa contribuição para a redução do ruído urbano”, garantiu o promotor.

O evento contará com a participação de representantes de diversos órgãos como Prefeitura e Câmara Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e entidades de classe. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3468-2128.


 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo