Sapezal: MP reúne-se com prefeito e vereadores para discutir educação, saúde e meio ambiente
quarta-feira, 23 de setembro de 2009, 00h00
Para garantir uma atuação conjunta das lideranças políticas e poderes constituídos em relação a temas como educação, combate às drogas e meio ambiente, o Ministério Público do Estado (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Sapezal, promoveu nessa terça-feira (22.09), uma reunião sobre o assunto. A discussão contou com a participação do prefeito e o vice-prefeito do município, João César Borges Maggi e Jean Carl Galli, respectivamente, além de vereadores e representantes das Secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Meio Ambiente.
Durante a reunião, o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, repassou as informações obtidas durante sua participação no 'II Encontro Nacional entre os Ministérios Públicos e o MEC - Ministério da Educação', ocorrido na semana passada, em Brasília. Para ele, é necessário o cumprimento do Plano de Metas do Compromisso Todos pela Educação, que diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no país. “A base do compromisso é um conjunto de esforços da União, Estados, Distrito Federal e municípios, em regime de colaboração com as famílias e a comunidade”, disse.
O combate às drogas também foi debatido pelo MP com os gestores públicos. Para o promotor de Justiça, a atuação conjunta é extremamente importante para a realização de ações preventivas ou até mesmo repressivas para combater as drogas no município. Já em relação ao meio ambiente, foram discutidos o mapa do zoneamento socioeconômico e ecológico do Estado e as questões relacionadas às pulverizações em plantações na região de Sapezal.
Na oportunidade, o prefeito evidenciou os projetos que existem na cidade e comprometeu-se a ampliar e realizar novos projetos referentes aos temas propostos. De acordo com o promotor de Justiça, foi estabelecido um prazo de 30 dias para que os gestores públicos e legisladores enviem à Promotoria de Justiça um cronograma de atividades para atender as demandas discutidas na reunião.