Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Vila Rica: TAC assegura instalação e manutenção de abrigo para crianças e adolescentes

terça-feira, 06 de outubro de 2009, 00h00

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso assina no próximo dia 14, um Termo de Ajustamento de Conduta que prevê a instalação e manutenção de um abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco na região nordeste do Estado.  O acordo irá beneficiar os municípios de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha e Vila Rica

De acordo com o promotor de Justiça João Batista de Oliveira, a população dos quatro municípios é de aproximadamente 30 mil pessoas. Distantes cerca de mil quilômetros da Capital, as referidas cidades são carentes de serviços públicos considerados essenciais. “A construção de um local apropriado para abrigar crianças e adolescentes em situação de risco é uma necessidade antiga da região. Hoje enfrentamos várias dificuldades por não dispormos desse local”, ressaltou o promotor de Justiça.

Além de assegurar a instalação e manutenção do abrigo, o Ministério Público também irá desenvolver em Vila Rica um projeto que busca a inserção de crianças e adolescentes que estão  em situação de risco em atividades lúdicas e educativas, como dança e esporte. O projeto, denominado Semear, conta com a colaboração da Polícia Militar e sociedade civil organizada.

“Será criada uma associação especialmente para executar as atividades previstas no projeto. As crianças e adolescentes estão sendo previamente selecionadas e contarão com três alimentações diárias no período da manhã e à tarde. Serão 25 crianças em cada período”, explicou  o representante do Ministério Público.

As atividades, segundo ele, serão financiadas pela sociedade civil organizada. Haverá também voluntários que ministrarão aulas de canto, dança e atividades pedagógicas. O lançamento da pedra fundamental do projeto Semear será feito dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo