TERRA NOVA DO NORTE
Articulação entre MP e Defensoria assegura postura ativa da sociedade
por CLÊNIA GORETTH
terça-feira, 03 de novembro de 2009, 11h24
Os representantes do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública, em Terra Nova do Norte, participaram nesta quarta-feira (21/10) da 1ª Mobilização em prol do Rio Esperança'. Cerca de duas mil mudas foram plantadas às margens do rio. A iniciativa é resultado de um trabalho desenvolvido pelas duas instituições que busca conscientizar a população sobre a importância da sociedade assumir uma postura ativa diante dos problemas locais.
De acordo com promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére, desde o mês passado a Promotoria de Justiça do município e a Defensoria Pública vêm realizando reuniões com representantes da população em fóruns temáticos. “Estamos conclamando-os a discutir assuntos de interesse local, propondo alternativas que resgatem a competência cidadã na construção de uma sociedade segura”, ressaltou o representante do Ministério Público.
Segundo ele, o primeiro tema discutido foi relacionado à segurança pública. Na ocasião, a população teve acesso às informações referentes às estruturas tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar. “Como fruto de uma dessas reuniões, através da solicitação assinada em conjunto com o defensor público, Nelson Gonçalves de Souza Júnior, será instalado em Terra Nova do Norte o Conselho Comunitário de Segurança”, informou .
Os próximos fóruns temáticos vão tratar de pontos específicos como a saúde pública, educação e meio ambiente. “Pretendemos romper paradigmas, debatendo temas de forma propositiva e não reativa. Queremos subsidiar ações com caráter direcionador, inspirador e motivador de reflexões que levem à consolidação de práticas que conciliem as dimensões teórica, técnica, ética e política”, explicou Borrére.