VERA
Audiência pública sobre policiamento comunitário
por ANDRÉIA SVERSUT
quinta-feira, 05 de novembro de 2009, 10h24
Na próxima sexta-feira (06.11), o Ministério Público Estadual (MPE) promoverá uma audiência pública no município de Vera (460 km de Cuiabá) para discutir a necessidade de policiamento comunitário na cidade. O evento, realizado pela Promotoria de Justiça, ocorrerá na Câmara de Vereadores, às 18h30. Além da população em geral, participarão da discussão representantes de órgãos públicos e entidades sociais, além de gestores das Polícias Civil e Militar.
De acordo com o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, a audiência tem como objetivo debater um tema que tem ocasionado transtornos aos moradores da cidade. “Existe uma carência nos serviços prestados pelas instituições estatais e, durante o evento, iremos informar à sociedade sobre os problemas verificados e convidar para participar das atividades que envolvem a segurança pública”, disse ele.
O promotor informou ainda, que a Promotoria de Justiça de Vera encaminhou um ofício à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, relatando as deficiências do policiamento ostensivo na cidade. “A Sejusp informou que o problema seria resolvido dentro de poucos meses, uma vez que o concurso para provimento de cargos na Polícia Militar está em andamento. Enquanto isso, as irregularidades verificadas persistem", ressaltou o promotor.
Segundo o MP, o atendimento prestado pela Polícia Judiciária do município também tem gerado muitas reclamações, já que a unidade policial fecha nos finais de semana em virtude da ausência de funcionários. “A audiência é uma forma de fomentar a instauração do policiamento comunitário, aproximando e capacitando diversos segmentos da sociedade”, afirmou o representante do Ministério Público.