SINOP
MP promove audiência pública para discutir acessibilidade
por ANDRÉIA SVERSUT
terça-feira, 17 de novembro de 2009, 16h50
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Promotoria Cível de Sinop, promoveu uma audiência pública, na última sexta-feira (13.11), com o tema 'Planejamento de Ações de Valorização da Pessoa com Deficiência'. O evento, que foi traduzido na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), teve como objetivo discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência que residem no município.
“A audiência serviu para buscarmos o compromisso dos órgãos competentes para a efetivação dos instrumentos na inserção dessas pessoas na vida social, educacional, esportiva e econômica, bem como no desenvolvimento de suas potencialidades”, disse a promotora de Justiça Marise Rabaioli Sousa.
Além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), participaram as associações de pessoas com deficiência física, visual e auditiva de Sinop. Representantes das Secretarias Municipais de Cidade, Transporte, Educação, Cultura e Esporte, também compareceram na audiência.
Segundo a promotora de Justiça, os órgãos municipais terão que elaborar um plano de metas de valorização da pessoa com deficiência. “Durante o evento ficou estabelecido um prazo de 60 dias para Secretarias Municipais produzirem o plano, com o respectivo cronograma”, afirmou a representante do Ministério Público.
Os participantes receberam a revista 'Acessibilidade. A vida sem obstáculos”, editada pelo Ministério Público, além de cartazes das campanhas de acessibilidade.