Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PORTO DOS GAÚCHOS

MP lança campanha sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes

por ANDRÉIA SVERSUT

segunda-feira, 30 de novembro de 2009, 14h37

Na última sexta-feira (27.11), o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Porto dos Gaúchos, promoveu o lançamento da campanha 'Abuso sexual contra crianças e adolescentes: ajude-nos a mudar esta página'. Participaram do evento gestores municipais, membros do Conselho Tutelar, psicólogos, assistentes sociais e diretores de escolas de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Gleba São João.

De acordo com a promotora de Justiça Roberta Cheregati, o número de denúncias de crimes sexuais na Comarca é elevado e a parceria com entidades públicas e privadas garante o efetivo combate à essa prática. “A maioria dos casos são informados pelos conselheiros tutelares e professores, já que possuem contato direito com muitas crianças e jovens, o que facilita a investigação”, explicou ela.

Durante o lançamento, foram distribuídas cartilhas de orientação referente ao abuso sexual infantil e juvenil. “Como continuidade da campanha, foi acordado com os participantes a realização de palestras ministradas ainda este ano pelos conselheiros tutelares, assistentes sociais e psicólogos em todas as escolas dos municípios e localidades envolvidas”, informou a promotora de Justiça.

Segunda ela, o sucesso da campanha depende também da participação da população. “A comunidade deve ser informada sobre a gravidade da questão e suas sérias consequências, para fins de promover o combate nos casos já existentes e na prevenção de futuras ocorrências”, afirmou. Todos as ações desenvolvidas serão encaminhadas à Promotoria de Justiça para acompanhamento.

Participaram do lançamento os secretário municipais de Educação de Porto dos Gaúchos e de Novo Horizonte do Norte, Paulo Manoel Antoniassi e Amilton da Silva, respectivamente, o secretário de Assistência Social de Novo Horizonte do Norte, Cláudio Marcos Zanol.

ADESÃO - Vários municípios de Mato Grosso já aderiram à campanha 'Abuso sexual contra crianças e adolescentes: ajude-nos a mudar esta página', promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Assembleia Legislativa. Cartilhas, DVDs e Cds com palestras e capacitações sobre o assunto já foram distribuídas em todo o Estado.

O objetivo da campanha, que tem o apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e Instituto Cuiabano de Educação (ICE), é chamar a atenção da sociedade para a formação de uma rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Somente em Cuiabá, cerca de 700 alunos das universidade parceiras já foram orientados para serem multiplicadores de informações nos bairros.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo