PRESERVAÇÃO
Ministério Público e Prefeitura de Alta Floresta lançam campanha 'Adote uma Nascente'

por ANDRÉIA SVERSUT
segunda-feira, 30 de novembro de 2009, 17h14
Dez nascentes foram adotadas pelos moradores do município de Alta Floresta (740 km de Cuiabá) no último sábado (28.11). A ação ocorreu durante o lançamento da campanha 'Adote uma Nascente', promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta. Os voluntários denominados 'padrinhos e madrinhas' irão custear a recuperação das nascentes, colocando em prática projetos de recuperação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, a campanha foi deflagrada após constatação, pela Agenda 21, da existência de 43 nascentes degradadas na zona urbana da cidade. “A Agenda 21 é um processo de planejamento participativo, que foi idealizada durante a ECO-92. Cada município criou a sua Agenda, promovendo um levantamento da situação ambiental e de projetos em defesa do meio ambiente”, explicou.
Segundo ele, a campanha visa sensibilizar a população sobre a importância de recuperação das microbacias que abastecem o município. “Cerca de quatro mil bacias do município já sofreram impactos ambientais. A população está convidada a adotar uma nascente e promover sua recuperação mediante a implantação de projetos de recuperação idealizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, explicou o promotor.
Para adotar as nascentes, moradores e comerciantes terão que arcar com o valor de R$ 1,5 mil. As ações serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “O custo é extremamente baixo se considerarmos a importância do investimento. É necessário a união do poder público com a sociedade para garantirmos a preservação dessas áreas”. Além do Ministério Público e da Prefeitura Municipal, a campanha conta com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A campanha 'Adote uma Nascente' faz parte do Projeto de Recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), que consta no Planejamento Estratégico do Ministério Público. “Esse projeto também prevê a preservação da áreas da zona rural, onde dezenas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram firmados com proprietários de APPs impactadas, com o objetivo de garantir a implantação de projetos de recuperação das áreas degradadas”, disse o promotor.
ÁRVORE – Durante o evento, também foi lançada a campanha 'Semeando Vida', que pretende ensinar a criança sobre a importância da preservação ambiental. “A partir de hoje, cada criança que nascer em Alta Floresta ganhará uma árvore para plantá-la e cuidá-la. Dessa forma, as crianças irão crescer com a consciência da preservação e a responsabilidade pelo meio ambiente, que será incentivada pelo município e pela família”, ressaltou o representante do Ministério Público.