Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TAPURAH

Audiência pública vai discutir funcionamento de abatedouros clandestinos

por CLÊNIA GORETTH

quinta-feira, 03 de dezembro de 2009, 17h20

“O funcionamento de abatedouros clandestinos na região de Itanhagá e Tapurah” será tema de uma audiência pública, na próxima terça-feira (08/12), às 13h30, na Câmara Municipal de Tapurah. O evento será realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça da cidade.

“Pretendemos com esta audiência, demonstrar à população a importância e a necessidade de regularizar a inspeção de produtos de origem animal comercializados na região. Avisaremos também que serão desenvolvidas ações de fiscalização, prevenção e repressão aos estabelecimentos que estão funcionando irregularmente”, ressaltou o promotor de Justiça Fábio Paulo da Costa Latorraca.

Segundo ele, o Ministério Público já tem um procedimento preparatório instaurado sobre o assunto e irá, durante a audiência, concluir o diagnóstico que está sendo elaborado. “Constatamos que não existe na região estabelecimento adequado para exercer as atividades de produção, manejo, transporte, estocagem e comercialização de carne. Os matadouros vêm exercendo suas atividades sem as condições de higiene necessárias, poluindo o meio ambiente e colocando em risco a saúde da população”, afirmou o promotor de Justiça.

Estão sendo convidados para a audiência pública, moradores da região, proprietários de açougues, supermercados, donos de abates (10 em Tapurah e 02 em Itanhangá, estabelecimentos em situação irregular) e secretarias municipal de Saúde, Meio Ambiente e Administração.

A audiência contará também com a participação de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) , Secretaria de Estado de Saúde e Superintendência da Vigilância Sanitária.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo