NOVA XAVANTINA
MPE garante adequação da Praia do Sol e lança campanha de combate ao abuso sexual

por CLÊNIA GORETTH
quinta-feira, 04 de março de 2010, 17h07
Acabaram de ser demolidos, esta semana, todos os bares localizados na Praia do Sol, no município de Nova Xavantina. A medida é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e o município. O acordo teve como finalidade o combate ao tráfico de drogas, à prostituição e à violência. Os proprietários dos estabelecimentos foram indenizados pela Prefeitura.
De acordo com o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, no local será construído um complexo turístico com restaurante, lanchonete e espaços para exposição de artesanato e realização de shows. “O projeto já está pronto e foi encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente para aprovação. O próximo passo será a realização de licitação para a construção do empreendimento”, afirmou o promotor de Justiça.
Segundo ele, além do trabalho de adequação e fiscalização realizado na Praia do Sol com intuito de coibir a prostituição, o Ministério Público também lançou no dia 24 de fevereiro uma campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. O lançamento do evento contou com a participação do titular da Procuradoria Especializada de Defesa da Infância e Juventude, procurador de Justiça Paulo Prado. Cerca de 500 pessoas participaram da solenidade.
“Grande parte dos professores da rede municipal, estadual e particular de ensino do município, presidentes de bairros e representantes de vários segmentos da população participaram do lançamento da campanha, além de diversas autoridades. Na oportunidade, eles receberam orientações sobre como identificar e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes”, informou.
A Promotoria de Justiça do município também está distribuindo cartilhas e Cds às secretarias municipais de Educação e Saúde e à assessoria pedagógica do Estado com informações sobre a campanha. O material será abordado em salas de aulas. Até o momento, já foram disponibilizados cerca de1.000 exemplares da cartilha.