NOVA XAVANTINA
Audiência pública discute funcionamento do SUS
por CLÊNIA GORETTH
segunda-feira, 31 de maio de 2010, 18h08
O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça Cível de Nova Xavantina, realiza nesta segunda-feira (31.05), às 19h30, na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
De acordo com o promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, a realização da audiência foi motivada por várias reclamações na área da saúde. Entre os assuntos que serão discutidos estão o pagamento de diárias para pacientes em regime de tratamento fora do domicílio, atenção a saúde básica e o Programa de Saúde da Família.
Segundo o promotor de Justiça, em fevereiro deste ano, o Ministério Público Estadual, em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, realizou uma vistoria nas unidades do Programa de Saúde da Família e verificou várias deficiências estruturais e de pessoal. Atualmente, o município conta apenas com quatro unidades de PSF.
“Já temos um inquérito civil que apura irregularidades no funcionamento do SUS em Nova Xavantina. Durante a audiência pública vamos colher mais subsídios para esta investigação. A audiência também servirá de base para elaboração de um TAC visando o melhoramento das ações do SUS no município e, por consequência, da melhoria de vida do cidadão xavantinense”, informou o promotor de Justiça.