PORTO DOS GAÚCHOS
MP realiza '2º Dia da Consciência Ambiental pela Preservação do Rio Arinos'

por ANDRÉIA SVERSUT
segunda-feira, 14 de junho de 2010, 10h13
No último domingo (13.06), o Ministério Público Estadual (MPE) promoveu o '2º Dia da Consciência Ambiental pela Preservação do Rio Arinos' em parceria com Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos, empresários e estudantes da área de Turismo. O evento foi realizado em comemoração ao 'Dia Mundial do Meio Ambiente', celebrado neste mês.
De acordo com a promotora de Justiça Roberta Cheregati, a objetivo do evento é conscientizar a sociedade local para a preservação do principal rio da cidade. "O depósito de lixo no Rio Arinos e em suas margens é muito expressivo. Precisamos alertar os moradores e turistas que visitam o local sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Percebemos que, apesar dos esforços das autoridades competentes, a falta de consciência ambiental ainda é patente", disse.
Segundo ela, a mobilização teve início com a coleta do lixo às margens do rio, com a utilização de barcos de propriedade de moradores da cidade, e recolhimento de caramujos. Houve ainda, o plantio de 300 mudas de árvores no horto florestal. Durante o evento, a população também recebeu orientações da Promotoria de Justiça de Porto dos Gaúchos e do Grupo Gaia, composto por alunos e professores que atuam em ações de defesa ambiental.
Na sequência, foram desenvolvidas atividades de lazer e esporte na área do balneário, com sorteio de brindes aos participantes. “Para o próximo ano, já está prevista nova mobilização para o dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional de Meio Ambiente”, informou a representante do Ministério Público.