Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SAPEZAL

Ministério Público realiza audiência pública na zona rural do município

por ANDRÉIA SVERSUT

quinta-feira, 01 de julho de 2010, 16h06

O Ministério Público Estadual (MPE) promoveu, nesta semana, audiência pública na zona rural do município de Sapezal para discutir o papel da sociedade, da família e dos poderes constituídos no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A audiência ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jaime Marcelo Schecheli, localizada cerca de 40 km de Sapezal. Ao todo, 135 pessoas participaram das discussões.

De acordo com o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, a falta de informações adequadas à população é o fator determinante para a continuidade e a reiteração dos abusos praticados. “Tanto a Constituição Federal quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente impõem a todos os entes federados, família e sociedade como um todo, o dever de, na política de atendimento, tutelar adequadamente as crianças e os adolescentes”, destacou.

Segundo ele, os moradores da zona rural também carecem de esclarecimentos e conscientização a respeito das questões relacionadas ao tema. “Em maio, realizamos uma audiência pública sobre o tema em Sapezal e agora promovemos na zona rural da cidade. As audiências serviram para discutir medidas que possam contribuir para conscientização e adequado enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Além da apresentação do promotor de Justiça, a psicóloga Cristiene Pereira, pós-graduada no enfrentamento da violência contra criança e adolescente, também proferiu palestra. Em seguida, a psicóloga Alessandra Poletto de La Bandeira apresentou o projeto 'Criança Cidadã: Anjos da Guarda'. Durante o evento, foram distribuídas cartilhas sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Participaram da audiência representantes do Poder Executivo, conselheiros tutelares, Polícia Militar, comunidade escolar, além da população em geral.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo