INTERAÇÃO COMUNITÁRIA
Teatro itinerante começará nesta terça-feira pela escola Presidente Médici

por CLÊNIA GORETTH
segunda-feira, 23 de agosto de 2010, 17h48
Alunos da Escola Estadual 'Presidente Médici' serão contemplados nesta terça-feira (24/08) com duas apresentações de teatro itinerante do projeto 'Interação Comunitária em Defesa do Consumidor'. A peça teatral, desenvolvida por um grupo de atores contratado pelo Ministério Público, busca despertar nas crianças e adolescentes o interesse pelos seus direitos e deveres, possibilitando a formação de consumidores conscientes. As apresentações vão ocorrer às 8h30 e às 14h30.
Além do teatro itinerante, o projeto 'Interação Comunitária em Defesa do Consumidor', desenvolvido pelo MPE em parceria com o Procon Estadual, Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Conselho Regional de Nutricionistas e Vigilância Sanitária municipal e estadual, prevê a realização de audiências públicas, mobilizações em praças de alimentação e treinamentos para as pessoas que manipulam produtos perecíveis. O projeto foi lançado nesta segunda-feira (23/08), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.
No decorrer da semana, haverá apresentações do teatro itinerante em quatro escolas estaduais. A programação inclui visitas à Escola Municipal Djane Ribeiro Campos (25/08), no Jardim Vitória; e escolas Professora Adalgisa de Barros (26/08) e Licínio Monteiro da Silva (27/08), no Jardim Aeroporto, em Várzea Grande. Ocorrerão ainda mobilizações no Shopping Pantanal, supermercado Big Lar e Shopping Três Américas.
De acordo com o coordenador do projeto e titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor, procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira, serão estabelecidas ações preventivas e repressivas. Além de identificar e responsabilizar as condutas que tipificam a exposição de produtos perecíveis apresentados ao consumo sem condições sanitárias, as instituições também pretendem orientar o consumidor, comerciantes e setor produtivo.
Durante a solenidade de lançamento do projeto, o procurador-Geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, falou sobre a importância da iniciativa. Ele destacou a necessidade de interação entre os órgãos que atuam na defesa do consumidor. “O trabalho conjunto propiciará um resultado muito mais eficaz na defesa do consumidor. O Ministério Público tem consciência da importância dessa interação e vem estimulando, cada vez mais, a concretização dessas parcerias”, disse.
Para a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana de Souza, os maiores desafios do projeto serão a sensibilização dos fornecedores quanto à importância de se colocar no mercado produtos propícios e adequados para o consumo; estimular a regularização dos produtos colocados no mercado e informar aos fornecedores sobre os deveres e direitos.
META: De acordo com o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira, a meta do projeto é atuar em 70% dos municípios do Estado. Os primeiros municípios polos a serem atendidos serão Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres e Barra do Garças. Na sequência, o projeto segue para os polos de Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Nova Xavantina e Alta Floresta.