DIA 'D' CONTRA A DENGUE
Índice de infestação da dengue já preocupa em Cuiabá

por CLÊNIA GORETTH
quarta-feira, 20 de outubro de 2010, 12h09
Mesmo sem chuva nos três últimos meses, Cuiabá manteve o índice de 1.6 de infestação do mosquito da dengue. Para a Vigilância Sanitária Municipal, o percentual é considerado de emergência, já que o índice ideal seria de 1.0. Os dados constaram em uma apresentação feita pelo diretor da Vigilância Municipal, Benedito Oscar Campos, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, nesta terça-feira (19/10).
Segundo ele, a maioria dos criadouros encontra-se dentro das residências depositados em lixos e caixas d´água. Este ano já foram notificados na Capital 4.600 casos de dengue. O bairro Pedra 90 lidera o ranking de notificações com 284 casos. São 935 pontos estratégicos que são monitorados constantemente pelo poder público, na Capital.
Para o promotor de Justiça Alexandre Matos Guedes, a situação é preocupante, pois o período das chuvas se aproxima. “A nossa maior preocupação é assegurar o controle efetivo para evitarmos endemias. Para isso, precisamos enfrentar dois grandes problemas em Cuiabá: a deficiência na operacionalização da coleta de lixo e a distribuição da água”, afirmou.
Segundo Guedes, tanto a questão do lixo como a da água já são objeto de ações nas promotorias de Justiça do Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor. “O Ministério Público está acompanhando de perto essa situação. Nesse momento, somos parceiros, mas se necessário for nos tornaremos algozes”, ressaltou o promotor de Justiça.
Durante a audiência, o coordenador da Vigilância Sanitária assegurou que o município de Cuiabá possui um plano de contingência que busca integrar o controle vetorial e a assistência caso haja elevação de casos. Também está em fase de finalização um plano de controle que deverá ser apresentado ao Conselho Municipal de Saúde até sexta-feira.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Siriana Maria da Silva, destacou que para o Ministério da Saúde existem em torno de 20 municípios considerados prioritários no Estado. Já a Secretaria de Saúde trabalha com um número de 34 municípios. Foram constatados, em 2009, três tipos de vírus da dengue circulando no Estado.
DIA 'D': Pelo menos 25 Promotorias de Justiça promoveram nesta terça-feira atividades relacionadas ao dia 'D' contra a Dengue. A iniciativa visa assegurar um acompanhamento eficaz das medidas adotadas pelo poder público no combate e prevenção à doença.
Além de reuniões com representantes do poder público, os promotores de Justiça também promoveram audiências públicas, entrevistas em emissoras de rádio e tvs, participaram de mobilizações e realizaram palestras em escolas.
Foram desenvolvidas atividades em vários municípios, entre eles, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, São José do Rio Claro, Arenápolis, Nortelândia, Nova Xavantina, Colíder, Primavera do Leste, Juína, Rondonópolis, Mirassol D´Oeste, Matupá, Peixoto de Azevedo, Paranatinga, Barra do Garças e Várzea Grande