Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

COMBATE À DENGUE

TAC assegura remoção de aves criadas no perímetro urbano de Alto Araguaia

por ASSESSORIA DE IMPRENSA/MPE

terça-feira, 26 de outubro de 2010, 15h20

A criação de animais em área urbana é um fator que colabora para a proliferação do mosquito da dengue nas cidades mato-grossenses. Visando combater esse problema em Alto Araguaia, o Ministério Público Estadual (MPE) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com moradores que criavam 300 aves no quintal de uma residência, localizada na principal avenida da cidade. Com o TAC os animais foram removidos para outro local.

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Lucindo Araújo, moradores da vizinhança procuraram o MP para denunciar os incômodos causados pelas aves. Os principais problemas apontados eram o mau cheiro, sobretudo na época das chuvas, e a presença potencial de outros animais nocivos à saúde que poderiam ser atraídos pela grande quantidade de ração existente no local. “Nossa preocupação também era evitar que os bebedouros das aves se transformassem em focos do mosquito da dengue”, disse o promotor.

Segundo ele, o casal de moradores foi compreensivo e, ciente dos riscos à saúde que também corria, adotaram as devidas medidas, no prazo combinado. O promotor explicou que, na cidade de Alto Araguaia há uma lei municipal que proíbe expressamente a criação de animais que, dentro do perímetro urbano, pela sua natureza ou quantidade, possam causar incômodos aos vizinhos ou riscos à saúde pública.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo