SAPEZAL
MP promove curso de formação para conselheiros tutelares
por ANDRÉIA SVERSUT
quarta-feira, 03 de novembro de 2010, 13h53
Os conselheiros tutelares do município de Sapezal participaram, na última semana, de um curso de formação promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A capacitação, que teve duração de três dias, foi destinada aos conselheiros eleitos que tomarão posse este mês.
De acordo com o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, o objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuarem de forma mais consolidada na garantia da segurança, integridade e defesa dos direitos da criança e do adolescente. “A capacitação também possibilita o desenvolvimento de uma consciência sobre o papel do conselheiro tutelar como agente de transformação social”, ressaltou ele, que atua na Promotoria de Justiça de Sapezal.
Durante o curso foram abordados diversos temas como a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionamento entre Conselho Tutelar e MP, perfil do profissional, ética e aspectos administrativos do Conselho Tutelar. Os palestrantes foram o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, a psicóloga e a assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Jamile Bavaresco e Janete Maria Skowronski Ostryzeck, respectivamente, a secretária municipal de Educação, Telma Bogucheski Ribeiro, e a presidente do CMDCA, Cristienne Gonçalves Pereira.
Também foram realizadas visitas às entidades de atendimento à crianças: Casa de Acolhimento, creches, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sapezal (Apae), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro Preventivo de Educação e Capacitação (Cepec). Os conselheiros também visitaram a Delegacia de Polícia e o Núcleo da Polícia Militar e participaram de reuniões pedagógicas relacionadas ao Programa Integrado de Controle de Pais Ausentes (PICPA) em instituições de ensino da cidade.