Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

RONDONÓPOLIS

MPE lança projeto para estimular ações de combate à dengue

por CLÊNIA GORETTH

sexta-feira, 05 de novembro de 2010, 15h17

Com o objetivo de promover estratégias de prevenção e combate ao mosquito da Dengue, o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Rondonópolis, lançou na quarta-feira (03/11), o projeto 'Atitudes pela Vida'. O lançamento contou com a participação de representantes de escolas, entidades sociais, presidentes de bairros, órgãos públicos, igrejas e imprensa.

De acordo com o promotor de Justiça Ari Madeira Costa, o projeto busca, por meio de parcerias com diversos segmentos da sociedade, garantir a multiplicação das ações de prevenção e combate à doença. No período compreendido entre o final do ano passado e o início deste ano, foram registrados em Rondonópolis 2.338 casos de dengue clássica e seis óbitos na cidade em 2010.

“Esse volume de registros toma uma grande quantidade de vagas nos hospitais da cidade, superlotando tais unidades e prejudicando o atendimento. Mesmo no fim do período da seca deste ano, em setembro, foram registrados dois casos de dengue”, destacou o promotor de Justiça.

Com a proximidade do período chuvoso, o representante do MPE ressaltou a importância do envolvimento da população para evitar o cenário trágico ocorrido entre o final do ano passado e o início deste ano.

PROJETO: Uma das estratégias do 'Atitudes pela Vida' é a distribuição de impressos com uma lista de procedimentos a ser incentivada entre a população. O material será distribuído às famílias junto com as contas de água do Sanear. Com o patrocínio de instituições e empresas, serão impressos 145 mil panfletos.

Outra estratégia, segundo Ari Madeira, será a realização de reuniões para formação de multiplicadores de informações nas quatro regiões da cidade. Mesmo com as ações de sensibilização, o promotor de Justiça não descartou a adoção de mecanismos judiciais e extrajudiciais em casos de edificações abandonadas irregulares que não atenderem às notificações administrativas expedidas pelos órgãos de saúde.


Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo