Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

INSTITUCIONAL

MP busca maior aproximação com bancada federal

por CLÊNIA GORETTH

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010, 18h30

Representantes do Ministério Público Federal, Estadual, do Trabalho e de Contas promoveram nesta sexta-feira (10/12) uma reunião com os parlamentares integrantes da bancada federal mato-grossense no Congresso Nacional. O objetivo foi buscar uma maior aproximação entre o Ministério Público e o Legislativo. A reunião aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, o estreitamento do Ministério Público com os representantes dos demais poderes é uma orientação repassada em nível nacional. “Em nome de um bem comum, que é a defesa da sociedade, estamos buscando um diálogo com os demais poderes para apresentarmos as nossas demandas e ouvirmos dos gestores o que eles pensam sobre o Ministério Público”, destacou.

O procurador da República em Mato Grosso, Gustavo Nogami, ressaltou que o MP tem consciência que não pode se isolar das demais instituições. “O Ministério Público está se abrindo para buscar essa integração, tentando melhorar o nosso trabalho. Não podemos esquecer que é do Parlamento que vem a legitimidade do Ministério Público”, afirmou.

Para o procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar, o diálogo é essencial para o cumprimento da missão do MP. “No Tribunal de Contas, temos pautado as nossas ações com o diálogo. Essa aproximação institucional é essencial para o MP e para o Parlamento, afinal de contas, todos nós queremos melhorar a qualidade de vida da população", disse.

O presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público, promotor José Antônio Borges Pereira, e o presidente eleito, promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins, também participaram da reunião. "Todos nós somos agentes políticos. Estamos vivendo uma fase de amadurecimento em nível nacional", acrescentou
o presidente da AMMP.

Entre os deputados e senadores que participaram da reunião, a iniciativa também foi elogiada. “O Ministério Público realmente tem que se abrir para dialogar. Temos consciência da importância da instituição e estamos à disposição para ajudar no que for possível”, ressaltou o deputado federal eleito, Júlio Campos. Para o senador eleito, Blairo Maggi, quem ganha com essa aproximação é a sociedade. “No Senado estarei à disposição para dar respaldo ao MP para que a instituição se torne cada vez mais atuante”, disse.

Também participaram da reunião, o senador Jaime Campos, os deputados Eliene Lima, Valtenir Pereira e Homero Pereira e o deputado eleito, Ságuas Moraes. A discussão contou ainda com a participação das  procuradoras Ana Paula Fonseca de Góes Araújo e Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani; do procurador-chefe do MPT/MT, Raulino Maracajá Coutinho Filho, do secretário Geral do MP, promotor de Justiça Mauro Curvo, e do procurador Luiz Alberto Esteves Scaloppe.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo