Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

RONDONÓPOLIS

MPE promove audiência pública para apresentar trabalho e colher sugestões na área da Cidadania

por CLÊNIA GORETTH

segunda-feira, 28 de março de 2011, 17h53

A população de Rondonópolis, município distante 218 Km de Cuiabá, terá neste sábado (02.04) a oportunidade de apresentar sugestões ao plano de trabalho que será desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, até o final de 2011. A audiência pública será realizada às 16h, no auditório do Centro Integrado de Ensino (CIE).

Durante o evento, o promotor de Justiça Ari Madeira Costa também fará uma explanação sobre o trabalho realizado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania nos dois últimos anos. A atuação do MPE para assegurar a acessibilidade às pessoas com deficiência física e mental será um dos assuntos abordados pelo promotor de Justiça.

Segundo ele, existe um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a administração municipal de Rondonópolis que estabelece a realização de adequações em todos os logradouros, mobiliários, instrumentos e prédios públicos municipais. O acordo previu também a disponibilização de rampas com barras de apoio em balcões, adaptação nas calçadas, sanitários, sinalizações e estacionamento. O Termo de Ajustamento de Conduta foi celebrado em outubro de 2010.

“Desde que o TAC foi firmado, o município passou a exigir o cumprimento das normas federais e municipais de acessibilidade como condição imprescindível à concessão de alvarás ou licenças de construção, ampliação e reforma para qualquer atividade em prédios de uso coletivo públicos ou privados”, ressaltou o promotor de Justiça.

A expectativa , segundo ele, é de que durante a audiência pública a população se manifeste, não apenas em relação à acessibilidade, mas sobre outros temas que abrangem o rol de atribuições da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania. Foram convidados para a discussão representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rondonópolis, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, universidades, associações, hospitais, empresários, comerciantes, entre outras entidades.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo