Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Município implanta Ficai para controlar evasão escolar

por CLÊNIA GORETTH

segunda-feira, 09 de maio de 2011, 15h49

Para promover o controle efetivo da evasão escolar, o município de Chapada dos Guimarães acatou sugestão do Ministério Público Estadual e decidiu implantar o projeto Ficai (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente). O assunto foi discutido nesta sexta-feira (06.05), durante audiência pública que contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. Participaram das discussões: professores, diretores, orientadores pedagógicos, secretários municipais, prefeito, vereadores, conselho tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente, Polícia Militar e sociedade civil.

Em 2010, tomando como base o número de alunos matriculados, o índice de evasão do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Chapada dos Guimarães foi de 7%. Os alunos evadidos, conforme análise dos profissionais da Educação, dificilmente retornam a escola e terão dificuldades para inserção no mundo do trabalho.

Entre os motivos da evasão, apontados durante a audiência pública, estão o transporte escolar deficiente que atende a zona rural; as condições precárias das estradas que dão acesso as escolas rurais; o desinteresse dos pais que negligenciam a vida escolar dos filhos e problemas socioeconômicos da família.

A Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) funciona como ferramenta de inclusão escolar e social. A parceria entre escola, Ministério Público, Conselho Tutelar e entidades sociais tem a missão de garantir o retorno e a manutenção da criança e do adolescente na escola
.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo