Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

BARRA DO GARÇAS

MP propõe adoção de Sistema de Gerenciamento de Atendimento aos bancos para otimizar atendimento

por CLÊNIA GORETTH

quarta-feira, 25 de maio de 2011, 17h07

Com o objetivo de garantir a correção de irregularidades verificadas no atendimento ao público em agências bancárias de Barra do Garças e assegurar a adoção de um sistema de gerenciamento de atendimento, o Ministério Público Estadual propôs um acordo judicial aos bancos do Brasil e Bradesco. As duas instituições já respondem a ação civil pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça Cível do município.

A proposta, conforme o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, visa assegurar à superação das irregularidades apontadas nos autos para encerrar as ações judiciais. “Recentemente, realizamos audiência pública em que foi apresentado um levantamento atualizado da qualidade e eficácia do atendimento aos consumidores nas agências bancárias. Na ocasião, os representantes das instituições financeiras demonstraram interesse na formalização de ajuste de conduta às exigências legais. A proposta foi apresentada, agora vamos aguardar a sua apreciação”, informou o promotor de Justiça.

Segundo ele, o acordo trata das condições gerais de acessibilidade e de atendimento prioritário para pessoas com deficiências física, visual , auditiva e mental. Estabelece ainda medidas administrativas e operacionais a serem adotadas para realização do controle do tempo de atendimento aos usuários. A recomendação é de que seja implementado um sistema de senhas, mecanicamente numeradas, que informe o horário de expedição e do efetivo atendimento.

“Queremos que os bancos adotem um sistema de gerenciamento de atendimento com metodologia capaz de prever mecanismos de controle do tempo médio de atendimento no ambiente de caixa, negocial e telefônico; controle do tempo de espera, número de clientes em espera e atendentes na fila. Deverá ser mantido uma média de atendimento eficiente, por ambiente de atendimento, não inferior a 75% dos clientes atendidos na agência”, ressaltou o representante do Ministério Público.

O acordo prevê ainda que, no prazo máximo de um ano, tanto o Bradesco quanto o Banco do Brasil, terão que colocar em funcionamento mais uma agência bancária. De acordo com a Lei Municipal 2.899/2008, o atendimento nas agências bancárias de Barra do Garças deverá ocorrer no prazo máximo de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera, pós-feriado e na data de pagamento a servidores públicos.

O promotor de Justiça informa que o acordo não prejudica os consumidores que, individualmente, se sentirem lesados e desejarem buscar o Procon ou a própria Justiça para obterem reparação por dano moral ou material.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo