'LÁ EM CASA QUEM MANDA É O RESPEITO'
Promotora de Justiça profere palestra sobre violência contra a mulher
por ANDRÉIA SVERSUT
sexta-feira, 01 de julho de 2011, 11h32
Nesta semana, a promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela proferiu palestra sobre a violência doméstica praticada contra a mulher para 40 agentes comunitários de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado. A palestra teve como enfoque o projeto 'Lá em casa quem manda é o respeito', desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com o governo do Estado. A apresentação ocorreu durante o encontro mensal dos agentes, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Durante a palestra, a promotora de Justiça destacou que o machismo vem sendo cultuado há muito tempo e que o homem sente a necessidade de demonstrar à sociedade que é um ser superior ao sexo oposto. “Para evitar a continuidade dessa discriminação de gênero, a participação da família é muito importante. Somente dessa forma poderemos erradicar a violência praticada contra a mulher”, afirmou.
A promotora também ressaltou a eficácia da Lei Maria da Penha, principalmente em Mato Grosso. “O número de homicídios no Estado diminuiu significativamente nos último anos em função da aplicação da lei. A violência doméstica contra a mulher está presente em todas as camadas sociais, independentemente da condição econômica, sendo por isso um problema que deve ser combatido por todos”.
Segundo ela, a atividade exercida pelos agentes comunitários é extremamente importante porque visa “não só pacificar os conflitos preexistentes, mas evitar a proliferação futuros agressores”, enfatizou. Para a agente comunitária Aurea Rosa da Silva Correa, as informações repassadas pela promotora auxiliará o trabalho desenvolvido pelos agentes. “Poderemos auxiliar a comunidade com orientações sobre a violência praticada contra a mulher, bem como informações sobre separação, pensão e acordos sobre direito de família”.
Já a agente comunitária no bairro Jardim Presidente II, Clarisnete de Oliveira Santos, informou que frequentemente se deparam com vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher e que as informações obtidas durante a palestra será de grande valia para o desenvolvimento de suas atividades. “A Justiça Comunitária orienta a população sobre os conflitos sociais, auxiliada, quando necessário, pela Defensoria Pública do Estado. Com essas informações, será possível colaboramos ainda mais com a população”.
PROJETO - O projeto 'Lá em Casa quem manda é o Respeito' foi lançado em março deste ano e é destinado aos cidadãos acusados de praticar violência doméstica e familiar contra a mulher, com a realização de palestras em penitenciárias, cadeias, empresas e demais locais com grande concentração de pessoas do sexo masculino. O projeto, que conta com o apoio da Assembleia Legislativa e Fundação Escola Superior do Ministério Público, é coordenado pela promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa.