Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJSE - Cordel do Idoso Esperto é apresentado no CRAS do Porto Dantas

segunda-feira, 26 de setembro de 2022, 03h04

Controle seu dinheirinho pra não viver estressado. Não queria se endividar com crédito consignado”. Esta é uma das muitas orientações apresentadas pelo Cordel do Idoso Esperto, publicação produzida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Aracaju com o objetivo de alertar os idosos sobre as consequências do superendividamento. Na tarde desta segunda-feira, 26/09, o cordel foi encenado pela 'Eitcha Companhia de Teatro' no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Porto D’anta.

“O Cejusc, em 2018, fez uma pesquisa durante o Mutirão do Limpa Nome e identificou que existia um perfil significativo de pessoas com mais de 50 anos que estavam muito endividadas. Então, criamos alguns projetos, entre eles, o do Idoso Esperto, justamente para minimizar os impactos do superendividamento juntou à população idosa. Em parceria com Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Secretaria Municipal de Assistência Social, estamos trazendo, com bastante alegria, esse projeto para mais próximo da população”, explicou a assistente social Heloísa dos Santos, Supervisora de Atendimento ao Público e Cidadania do Cejusc Aracaju.

Até sexta-feira, o Cordel do Idoso Esperto também será apresentado nos CRAS dos bairros Jabutiana, Coroa do Meio e Cidade Nova, como programação da Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa, já que no sábado, 1º de outubro, é celebrado o Dia do Idoso. “Quero agradecer ao Tribunal de Justiça de Sergipe, através da Juíza Maria Luiza, que vem trabalhando a conscientização da pessoa idosa através desse teatro magnífico”, agradeceu Maria José Matos, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Quem assistiu à apresentação aprovou os alertas abordados no cordel. “Estou na direção da Associação de Aposentados e Pensionista da Previdência e lá o que mais chega são idosos endividadas. Então, todo cuidado é pouco. Esse cordel foi muito bom para abrir os olhos e os ouvidos dos idosos”, comentou a aposentada Maria Anália de Jesus Costa, 69 anos, frequentadora do CRAS Porto D’Anta. Edna Araújo Santos, aposentada há 23 anos, garantiu que é uma idosa esperta. “Eu mesma não dou meu cartão a ninguém, é só para mim mesmo. Gosto mais é de gastar comigo, para viajar. Passar o tempo por aí afora, nas praias”, contou.

Segundo a Diretora do CRAS Porto D’Anta, Vilma Bastos, o superendividamento é um problema recorrente demando por idosos que frequentam o local. “Infelizmente é uma questão que chega muito aqui, da violência financeira e patrimonial contra idosos. Nosso trabalho é orientar e informar não só os idosos, mas as famílias sobre como devem lidar com o rendimento dos idosos, já que muitos deles sustentam filhos e netos. Então, falar sobre isso é algo importantíssimo”, salientou Vilma.

O Cordel do Idoso Esperto foi lançado no dia 8 de novembro de 2021, de forma digital e também com versão impressa distribuída à população. Foi escrito pelo ator André Luiz de Jesus Santana, a pedido do Cejusc Aracaju, e desde então vem sendo encenado pela 'Eitcha Companhia de Teatro'. Clique aqui e veja a apresentação teatral no canal TJ Sergipe, no YouTube, ou acesse o Cordel do Idoso Esperto.

Fonte: TJSE

 


topo