Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJRS: Semana Estadual da Pessoa com Deficiência começa com peça teatral

segunda-feira, 23 de agosto de 2021, 16h07

A apresentação da peça teatral Ícaro, na tarde desta segunda-feira (23/8), deu início às atividades da 27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

 

A Juíza-Corregedora Vanessa Gastal de Magalhães, Presidente da CPAI, fez a abertura do evento. Ela saudou a presença de todos e frisou que o tema é de grande relevância para o TJRS: “O Judiciário gaúcho debate a importância da inclusão e da acessibilidade, que é direito de todos, e a CPAI atua para garantir um ambiente seguro, inclusivo e acessível para todas as pessoas”.

 

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência começa com peça teatral

Além da apresentação da peça, houve uma conversa para tirar dúvidas e conhecer melhor o trabalho do ator.Créditos: Patrícia Cavalheiro


 

O autor e ator da peça, Luciano Mallman, também participou da abertura e agradeceu a iniciativa do Tribunal. Ele falou sobre o surgimento do texto, 12 anos após o acidente durante uma acrobacia aérea que provocou a lesão medular.

 

 

imagem da tela do computador com apresentação do ator

Luciano Mallman se inspirou em histórias reais para criar os personagens ficcionais da peça.Créditos: Patrícia Cavalheiro


 

O espetáculo é um monólogo em que ele interpreta seis personagens com depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência dele mesmo. Os temas abordados passam por relacionamentos, abandono, maternidade e preconceito. A direção é de Liane Venturella e toda a apresentação foi transmitida com audiodescrição e em Libras.

 

Ícaro teve seis temporadas em teatros de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo e mais de 100 apresentações em empresas, entidades públicas e particulares, universidades e escolas. Já recebeu dois prêmios, incluindo o Açorianos 2017 como melhor dramaturgia.

 

Ao final, houve uma conversa com Luciano Mallman e ele respondeu dúvidas das pessoas que assistiram à peça e deu detalhes sobre a montagem. Mallman também falou sobre a rotina dele como pessoa com deficiência, as dificuldades enfrentadas em incluir todas as pessoas e a falta de políticas públicas nesta área.

 

Pausa & Prosa

 

Na quinta-feira (26/8), às 10h30min, haverá o 11º Pausa & Prosa virtual com o tema A pandemia e os novos desafios para pessoas com deficiências. O 3º vice-Presidente do TJRS, Desembargador Ney Wiedemann Neto, e a Juíza-Corregedora e Presidente da CPAI, Vanessa Gastal de Magalhães irão receber o Desembargador do TRT do Paraná, Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Ele irá abordar o tema das pessoas com deficiência diante das limitações e mudanças que estão ocorrendo nos últimos tempos.

 

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Serviço de Ambiência Organizacional da DIGEP, pelo link a seguir: https://youtu.be/tS1D9adT5t8

 

Cartaz traz as informações sobre o evento pausa e prosa

 

Texto: Patrícia Cavalheiro  Assessora-Coordenadora de imprensa: Adriana Arend | imprensa@tjrs.jus.br

 

 

 

 

Fonte: TJRS


topo