Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJPI - No dia Mundial de Prevenção do Suicídio TJ-PI lança cartilha do Setembro Amarelo

sexta-feira, 10 de setembro de 2021, 15h12

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 sexta-feira, 10 de setembro de 2021


 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo e a maioria dos casos poderiam ser evitados se as razões do pensamento suicída fossem identificadas e, naturalmente, estabelecidas medidas que contribuíssem para reduzir o impacto do problema.
 

Com o objetivo de garantir a saúde psíquica no ambiente do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Piauí através da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) elaborou uma cartilha pública para orientar a sociedade na prevenção do suícidio.
 

A cartilha traz informações para os servidores, servidoras, magistrados, magistradas e a população em geral no combate a mitos e inverdades em relação às pessoas que pensam em tirar a própria vida.
 

“ Achar, por exemplo, que uma pessoa está com depressão por ela quer é igual achar que uma pessoa tem câncer porque quer, ou tem asma porque ela quer. O que diferencia uma pessoa que tem asma e uma que tem depressão é que: na asma, o que está doente são os pulmões e na depressão o que está doente é o principal órgão da cabeça, o cérebro. Ninguém tem depressão porque quer, a pessoa está doente e precisa de ajuda”, disse Rafael Mendes, médico psiquiatra da SUGESQ.

 

 


O psiquiatra destaca que o principal fator de risco para ter a doença e pensamentos autodestrutivos é simplesmente “estar vivo” e a doença pode acometer a todos: rico, pobre, baixo, alto, e acrescenta alguns pontos que podem agravar o adoecimento mental como: dinâmica familiar conturbada e extremos econômicos.
 

“Quando uma pessoa está passando por uma depressão a gente tem que acolher e ajudar, o fator de ouvir, acolher, ter empatia e sentir que está sendo ouvida, entendida, sem emitir julgamentos pode salvar uma vida”, disse Rafael Mendes
 

A campanha Setembro Amarelo é um mês simbólico para reforçar a valorização da vida, mas a prevenção deve ocorrer o ano inteiro.
 

Em casos em que o servidor (a) precise de alguma ajuda relacionada à saúde mental, se sente triste, desesperançoso pode procurar a SUGESQ. O Setor Médico do TJ-PI oferece um serviço de porta aberta que acolhe, ouve e ajuda quem precisa, através de atendimentos com médicos psiquiatras e psicólogos. 
 

Para marcação de consultas é necessário entrar em contato com o setor e solicitar seu atendimento.

 

CONFIRA A CARTILHA
 

Clique aqui.

 

SETEMBRO AMARELO
 

A campanha Setembro Amarelo foi instituída em 2003 pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cor amarela traz referência a cor de um carro (Mustang 68) de um jovem de 17 anos que cometeu suicídio, em 1994, nos EUA. Conhecido pela sua habilidade mecânica e seu jeito afetuoso, Mike Emme não deu sinais à família, nem aos amigos, de que estava em depressão ou que pretendia tirar a própria vida. No Brasil, o Setembro Amarelo ganhou mais visibilidade em 2015. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 97% dos suicídios estão relacionados a transtornos ou sofrimentos mentais. A principal delas é a depressão, seguida de transtorno bipolar.

 

 

 

Fonte: TJPI


topo