Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Senadora Zenaide comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e a Lei de Cotas

quarta-feira, 22 de setembro de 2021, 13h08

  • Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial.   Na ordem do dia: PEC 13/2021, que isenta de responsabilidade gestores públicos pela não aplicação de percentuais mínimos de gastos em educação em 2020 e 2021, devido à pandemia; PLV 21/2021 (proveniente da MP 1.049/2021), que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN); PLV 20/2021 (proveniente da MP 1.050/2021), que institui novos limites de tolerância na pesagem de caminhões; e PLV 22/2021 (proveniente da MP 1.052/2021), que altera participação federal e regras de repasse de recursos federais a fundos de desenvolvimento regionais.   Em pronunciamento via videoconferência, senadora Zenaide Maia (Pros-RN).  Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Waldemir Barreto/Agência Senado

 

Em pronunciamento, nesta terça-feira (21), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e também lembrou os 30 anos da Lei de Cotas, que reservou de 2% a 5% de vagas no mercado de trabalho para pessoas com deficiência.
 

De acordo com a senadora, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, passados 30 anos, apenas 4% da população brasileira com algum tipo de deficiência está empregada, o que, em sua opinião, é um número muito modesto. A despeito de o país ter legislação moderna, esses trabalhadores enfrentam muitas dificuldades para ter acesso a seus direitos.
 

— Eles mostram, apesar disso, que a maior dificuldade é que, quando procuram emprego, o empregador olha mais para sua deficiência do que para suas habilidades. E mostra ao país que um país que não abraça, que não inclui as suas pessoas com deficiência, esse país é quem está deficiente — declarou a senadora. 

 

 

 

Fonte: Agência Senado


topo