TJSE - CIJ promove evento sobre inclusão e acessibilidade de criança e adolescente com deficiência
quinta-feira, 07 de outubro de 2021, 15h22
‘Inclusão e acessibilidade de criança e adolescente com deficiência’ é o tema de um ciclo de diálogos promovido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), na manhã de ontem e hoje, 06/10. O evento, transmitido pelo canal TJSE Eventos, no YouTube, tem como objetivo discutir as perspectivas de desenvolvimento e a potencialização da autonomia em crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas e intelectuais.
“Trazer informação para todos que operam o atendimento protetivo é um compromisso da Coordenadoria da Infância e Juventude, na perspectiva de cooperação técnica e fortalecimento dessa rede que pretende conferir às crianças e adolescentes o atendimento e proteção integrais”, disse a Juíza Iracy Mangueira, responsável pela CIJ.
O Ciclo de Diálogos teve como facilitadora a Professora Teresinha Maria dos Santos, graduada em Ciências Econômicas e Pedagogia, Mestra em Ensino de Ciências e Matemática e em Ciências da Educação, com larga experiência na abordagem de crianças e adolescentes com deficiências.
“A inclusão se constitui em um paradigma que valoriza a diversidade. Mais que isso, ela concebe as diferenças como vantagens sociais, durante o desenvolvimento das relações de solidariedade e colaboração”, ressaltou Teresinha, lembrando que, muitas vezes, as limitações não estão na pessoa com deficiência, mas no ambiente à sua volta.
O público alvo do evento foram os profissionais das unidades de acolhimento institucional, como também bacharéis em Direito, Pedagogos, Assistentes Sociais, Psicólogos e demais pessoas atuantes nos eixos da proteção, promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
“A gente que está na unidade de acolhimento precisa começar a pressionar nosso pensar com relação às diferenças entre paradigma especial e paradigma inclusivo. No paradigma especial, o foco está nos déficits da criança. No inclusivo, o foco deve estar nas ilhas de inteligência que estão preservadas”, orientou a professora Teresinha.
Na programação, foram discutidos temas relacionados à Lei Brasileira de Inclusão, Educação Especial e Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual e Transtornos Mentais, Desempenho da Pessoa com Deficiência Intelectual, Sistemas de Apoio ao Trabalho, Classificação dos Indivíduos com Deficiência Intelectual de acordo com a Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento, Inteligências Múltiplas, entre outros.
Fonte: TJSE