Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJGO define ações para os primeiros meses de 2022

quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022, 14h59


 

Os integrantes da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participaram, na manhã desta quarta-feira (2), de reunião virtual sob a coordenação do juiz Clauber Costa Abreu e, na oportunidade, definiram as ações para os primeiros meses deste ano, que viabilizem a inclusão da pessoa com deficiência. 

 

Ainda em  fevereiro, o Programa Com Viver será implantado na capital pela Diretoria do Foro de Goiânia. Inicialmente, segundo o coordenador Clauber Costa Abreu, o programa contará com a participação de quatro pessoas com síndrome de Down que atuarão no Forum Cível da capital como estagiários voluntários. No entanto, devido a procura, esse número pode aumentar. 

 

Vencedor do Prêmio Destaque do Innovare 2021, o idealizador do Com Viver – que consiste na inclusão de pessoas com deficiência, de ordem física e intelectual, especialmente as que têm deficiências associadas a déficits cognitivos (como as síndromes de Down, de Asperger, de Williams e autismo) para o exercício de atividades exclusivamente voluntárias – o juiz Thiago Inácio de Oliveira, falou da satisfação da implantação do programa pela Diretoria do Foro da Capital.

 

Os participantes também destacaram sobre o ingresso e permanência de cães-guias para pessoas com deficiência visual nos prédios do Judiciário goiano. Ficou definido ainda que, no dia 21 de março, haverá ação do TJGO para a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Além disso, foi discutida a possibilidade da realização de um curso, por meio da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), sobre direito da pessoa com deficiência. 

 

Além dos juízes Clauber Costa Abreu e Thiago Oliveira, e da juíza Denise Gondim de Mendonça, também participaram da reunião Adriana Mesquita, da Diretoria de Planejamento e Inovação; Regina Aparecida Severino, da Divisão de Arquitetura; Ana Paula Osório, da Corregedoria-Geral da Justiça; Dayane Monteiro S. Fernandes, da comarca de Cumari; Vânia Perillo, da EJUG e Simone Moreira, da comarca de Itumbiara. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Acary Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

 

Fonte: TJGO


topo