Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPA realiza evento alusivo ao dia mundial da conscientização sobre a acessibilidade

segunda-feira, 23 de maio de 2022, 17h09

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de inclusão da sociedade a partir do acesso às pessoas com deficiências ao meio digital

 

Descrição da imagem: Foto colorida de dez pessoas de pé, posando lado a lado para a foto. Há homens e mulheres, alguns segurando um certificado emitido pelo Ministério Público. Atrás deles há uma grande cortina vermelha e e outros objetos encobertos pelo grupo de pessoas.

 

Celebrado toda terceira quinta-feira de maio, o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de inclusão da sociedade a partir do acesso às pessoas com deficiências não apenas em espaços físicos, mas também no meio digital.

 

Como forma de trazer a discussão para o âmbito do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Subprocuradoria-Geral de Justiça, área Técnico-Administrativa, por meio da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade promoveu, neste dia 19 de maio, um evento híbrido para dar visibilidade ao tema, realizado no auditório Fabrício Ramos Couto, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e disponível também no youtube:

 

O evento foi aberto pela Subprocuradora-Geral de Justiça, área Técnico-Administrativa, Ubiragilda Silva Pimentel, que também é presidente da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade do MPPA, que no ato representou o Procurador-Geral de Justiça. Compuseram a mesa de abertura também a Promotora de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência, Idosos e Acidentes do Trabalho e diretora da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID - Região Norte; a Promotora de Justiça Ângela Maria Balieiro Queiroz, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão; a Promotora de Justiça de Inhangapi Tatiana Ferreira Granhen, coordenadora do Núcleo de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (NIDE);

 

Também contou com a participação da Defensora pública estadual Regina Barata Pinheiro de Sousa, presidente de Honra da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência – APPD; de Emanoel O' de Almeida Filho, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém; de Flávia Marçal, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, da OAB/PA; e dos Promotores de Justiça Lígia Valente do Couto e Laércio Guilhermino Abreu.

 

Descrição da imagem: Foto colorida de uma  mulher e duas crianças em um auditório, a mulher está de pé, segurando um microfone atrás das crianças para que possam falar. Elas estão sentadas em cadeiras pretas. Atrás delas há uma mesa branca comprida com algumas cadeiras pretas, uma grande cortina vermelha e alguns vasos de cerâmica decorativos.

 

As interpretes de libras Denise Costa Martinelli e Maria do Socorro dos Santos Jucá fizeram a tradução das apresentações para a linguagem de sinais. Antes da primeira palestra, a cantora Patrícia Castro Maciel, acompanhada por duas crianças, fez uma apresentação musical, cantando "Aos olhos do pai", canção do grupo Diane do Trono, emocionando o público presente e proporcionando uma atmosfera de sensibilidade antes do início dos debates. Em seguida, a Professora associada da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Andréa da Silva Miranda, diretora de Inclusão e Diversidade da UFRA e coordenadora do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR palestrou sobre o tema "Acessibilidade: direito de todos e responsabilidade de cada um.

 

Descrição da imagem: Foto colorida de uma  mulher e duas jovens em um auditório. As jovens usam uma camisa em tom de vermelho e a mulher uma camisa branca com blazer preto. A mulher está posicionada entre as duas jovens, com um microfone em sua mão direita e abraçando uma das jovens com seu braço esquerdo. Atrás delas há uma mesa branca comprida com algumas cadeiras pretas, uma grande cortina vermelha e alguns vasos de cerâmica decorativos.

 

Em seguida, foi a vez de André da Veiga Lima Bastos, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, Idosas e outras vulnerabilidades do GT Atividades Leonísticas BR, abordar em sua fala a "acessibilidade para pessoas com deficiência". Logo após, a Defensora Pública Regina Barata explanou acerca da "acessibilidade para efetiva participação na vida social".

 

O Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, Coordenado pela Promotora de Justiça Ângela Balieiro Queiroz apresentou a cartilha "Eleições 2022 e Acessibilidade" voltada especificamente, no âmbito do processo eleitoral, aos direitos das pessoas com deficiência e das que tenham mobilidade reduzida. E o Promotor de Justiça da infância e Juventude de Belém Nadilson Portilho Gomes, Membro do GT do MP de Idosos e PCD’s e Promotor Auxiliar do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão encerrou o evento discorrendo acerca da missão do Ministério Público na representação e participação democrática das pessoas com deficiência.

 

Descrição da imagem: Foto colorida do público de um evento realizado em um auditório fechado com paredes claras e uma grande cortina vermelha ao fundo. É possível observar diversas pessoas, de diferentes gêneros, idades e etnias, sentadas em cadeiras pretas dispostas no auditório.

 

Para a Subprocuradora-Geral de Justiça, área Técnico-Administrativa, Ubiragilda Pimentel, este evento serviu para demonstrar que "o Ministério Público reforça a importância de que inclusões de mecanismos de acessibilidade sejam cada vez mais contemplados para atender a sociedade. O evento ora realizado, alusivo a essa tão importante data, objetiva favorecer a conscientização e estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva, solidária e que possibilite igualdade de oportunidades", concluiu a  presidente da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade, em sua fala.

 

 

 

Fonte: MPPA


topo